Esse é apenas um exercício de imaginação, tentando adivinhar como poderiam ser os filmes baseados nos livros a seguir. Claro que cada fã do gênero terá seus preferidos e, além dos livros que apresento aqui, existem muitos outros que também poderiam merecer maior atenção por parte dos produtores e diretores de cinema.
Algumas histórias podem ser, talvez, de difícil adaptação para o cinema, mas já vi isso acontecer. Um exemplo é a excelente filmagem de O Homem da Terra (Man From Earth, 2007), com texto de Jerome Bixby. Algumas histórias talvez coubessem em produções independentes, que muitas vezes chegam a resultados muito bons, como em Coerência (Coherence, 2013), filme feito com apenas 50 mil dólares.
Em uma época em que as superproduções, com efeitos especiais cada vez mais impressionantes e ação quase ininterrupta, dominam o gênero, certamente muitas das histórias a seguir não chamariam a atenção das produtoras.
Algumas histórias conhecidas tiveram seus direitos adquiridos para filmagens, mas até agora não foram concretizadas. É o caso da série de livros Dragonriders of Pern, de Anne McCaffrey; A Porta das Estrelas (Gateway), de Frederik Pohl; As Sereias de Titã (The Sirens of Titan), de Kurt Vonnegut Jr.. Já Encontro com Rama (Rendezvous With Rama), um clássico de Arthur C. Clarke, vem tendo tentativas de adaptação desde o início do século e, tudo indica, deverá finalmente sair do papel, com direção de Denis Villeneuve.
Mas é isso. Seguem abaixo as histórias que eu gostaria muito de ver adaptadas para o cinema ou para a TV, uma boa opção para os canais de streaming. Os textos são curtos, mas têm links para textos mais aprofundados sobre cada obra.
Gene Wolfe.
E por falar de canais de streaming, como é que ninguém pensou na série de livros de Gene Wolfe? São cinco livros escritos entre 1980 e 1987, além das séries de histórias que ele desenvolveu no mesmo universo, a primeira delas conhecida como The Book of the Long Sun, com quatro histórias escritas entre 1993 e 1996; e a segunda, The Book of the Short Sun, com três livros escritos entre 1999 e 2001.
A CIDADE E AS ESTRELAS (também aqui)
Arthur C. Clarke.
Como no livro de Gene Wolfe, aqui a história também se passa em um futuro remoto e, para o meu gosto, seria mais interessante do que Encontro com Rama. Por outro lado, é uma daquelas histórias que não se enquadram no padrão atual das produções de ficção científica, ou seja, pouca ação e personagens lutando e explodindo coisas.
O IMITADOR DE HOMENS
Walter Tevis.
Esse seria uma ótima opção para um filme, talvez em um dos canais de streaming, por tratar de um tema bastante atual. Um robô/androide com sentimentos, vivendo em uma época em que os seres humanos tornaram-se praticamente imbecis, incapazes de realizar tarefas mais complexas.
CIDADE
Clifford D. Simak.
E aqui temos outro robô excepcional, Jenkins, em um dos grandes clássicos da ficção científica. Ele tem milhares de anos de idade, vivendo em uma época em que os humanos abandonaram o planeta, e cabe a ele manter viva a memória dos seres que o construíram.
OS PROBLEMAS AMBIENTAIS IMAGINADOS POR J. G. BALLARD (e também aqui)
O grande escritor inglês J.G. Ballard elaborou pelo menos três livros sensacionais lidando com questões ambientais, com a forma como a natureza recupera seu espaço no planeta, seja devido à ação humana, seja devido a um evento exterior.
Os livros são: Cataclismo Solar (The Drowned World, 1962); Mundo em Chamas (The Burning World, 1964); O Mundo de Cristal (The Crystal World, 1966).
A LONGA TARDE DA TERRA (também aqui)
Brian W. Aldiss.
Outro clássico do gênero, com história situada milhões de anos no futuro da Terra, totalmente dominada pela vegetação e com os seres humanos modificados a ponto de serem quase irreconhecíveis. A narrativa segue o estilo das grandes aventuras heroicas, às vezes mais parecendo uma história de fantasia do que de ficção científica.
ALÉM DO HUMANO
Theodore Sturgeon.
Mais um clássico do gênero, quase sempre tido como o melhor livro de Sturgeon, relatando o que poderia ser o próximo passo na evolução humana, a formação do Homo Gestalt, um ser composto por seis pessoas.
A OESTE DO ÉDEN
Harry Harrison.
Uma das boas histórias sobre mundos alternativos, dessa vez imaginando que os répteis desenvolveram-se na Terra e formaram uma sociedade bem estruturada e inteligente.
OS DESPOSSUÍDOS
Ursula K. Le Guin.
Um dos grandes livros de uma das melhores escritoras do gênero, com história situada em dois planetas vizinhos com sociedades totalmente opostas e que estão em declínio.
O DEUS DA FÚRIA
Philip K. Dick e Roger Zelazny.
Apesar de não ser considerado entre os melhores de Philip K. Dick, ainda assim é uma história espetacular, com ação situada em um mundo futuro arrasado por uma guerra, e com muitas ideias envolvendo religião e misticismo.
O DEUS IMPASSÍVEL
Clifford D. Simak.
Simak nem sempre é muito bem visto pela crítica de FC, mas sempre tem obras interessantes como essa, com história situada 5 mil anos no futuro, quando a maioria dos humanos deixou o planeta. Os robôs continuam por aqui e tem um projeto para entrar em contato com o que acham que pode ser Deus, uma entidade vivendo no centro da galáxia.
FLORESTA É O NOME DO MUNDO
Ursula K. Le Guin.
Outra beleza de história de Le Guin, apresentando os terrestres como seres deploráveis que exploram um povo pacífico em outro planeta.
O HOMEM DEMOLIDO
Alfred Bester.
Outro clássico do gênero com a história de um assassino em uma sociedade futura na qual o crime já não existe e pessoas com poderes mentais desenvolvidos formam uma elite.
AS INFERNAIS MÁQUINAS DE DESEJO DO DR. HOFFMAN
Angela Carter.
Outra grande autora do gênero fantástico que já teve uma história transformada no excelente filme Companhia dos Lobos. Aqui, um cientista desenvolve meios de transformar a sociedade e liberar alguns instintos humanos.
A INVASÃO DIVINA
Philip K. Dick.
Outra loucura de Philip K. Dick, desenvolvendo conceitos apresentados em O Deus da Fúria e em Valis, misturando referências místicas e religiosas a temas típicos da ficção científica.
A TRILOGIA DE HELLICONIA (link o romance planetário)
Brian W. Aldiss.
Uma das principais criações do autor, com os títulos A Primavera de Helliconia, O Verão de Helliconia e O Inverno de Helliconia. Um planeta com uma sociedade complexa é observado por humanos a partir de um satélite, com as imagens enviadas para a Terra, que também passa por transformações.
JACINTOS-DE-ÁGUA
Chelsea Quinn Yarbro.
A autora apresenta uma sociedade futura na qual os sonhos podem ser gravados e vendidos às pessoas, o que traz uma série de problemas, desde o vício até mensagens subliminares para controle da população.
A MÃO ESQUERDA DA ESCURIDÃO
Ursula K. Le Guin.
Outro clássico da autora, com história situada no planeta gelado Gethen, composta por seres que assumem tanto o sexo masculino quanto o feminino. Um enviado humano tenta estabelecer relações com esse povo, enfrentando seus preconceitos com relação à sexualidade.
OS MERCADORES DO ESPAÇO (link utopias e distopias modernas)
Frederik Pohl.
Um livro bastante conhecido apresentando um mundo futuro totalmente dominado pela publicidade, que atua em todos os setores da vida pública e privada. É uma crítica escrita com muita ironia e humor.
VALIS (link o bem e o mal na lit e no cin) (link luz cor de rosa na cabeça)
Philip K. Dick.
Para muitos críticos esse é o melhor livro de PKD, ampliando suas ideias a respeito da atuação de forças cósmicas em nosso planeta, em história com alguma relação com a própria vida do autor.
A ÓRBITA EM ZIGUE-ZAGUE
John Brunner.
O livro é menos famoso do que Stand on Zanzibar, do mesmo autor, mas ainda assim é um dos seus melhores trabalhos, apresentando uma sociedade que vive em constante conflito racial.
PROJETO PAPA
Clifford D. Simak.
Mais uma vez o autor apresenta os robôs como continuadores da obra humana no planeta, em um momento futuro em que os terrestres espalharam-se pelas estrelas. Além de quererem construir um Papa computador, eles pretendem encontrar o Céu.
O SENHOR DA LUZ (link repensando religiões e mitologias)
Roger Zelazny.
Uma história complexa em um mundo no qual os personagens assumem as características dos deuses e heróis do panteão indiano.
O SONHO DE FERRO (link os mundos alternativos)
Norman Spinrad.
Um dos mais conhecidos livros do gênero, em particular entre os que tratam de realidades alternativas.
O TEMPO DOS DUENDES
Clifford D. Simak.
O autor parte da ideia de que os chamados “pequeninos”, como gnomos, duendes e outros seres lendários, sempre habitaram nosso planeta e, em um futuro distante, trocam conhecimentos com os humanos.
TIGRE! TIGRE! (link poderes naturais)
Alfred Bester.
Também conhecido pelo título The Stars My Destination, esse é um dos clássicos do gênero e que já teve várias tentativas de adaptação para o cinema, mas nunca saiu do papel. Apresenta uma sociedade futura manipulada por grandes corporações de forma impiedosa, e segue a aventura do personagem Guy Foyle, que tem a capacidade de teletransportar-se.
OS 3 ESTIGMAS DE PALMER ELDRITCH (também aqui)
Philip K. Dick.
Um dos melhores do autor, em sua fase mais criativa, girando em torno de do industrial misterioso do título e a introdução de uma droga poderosa na sociedade.
UBIK
Philip K. Dick.
Talvez o livro mais conhecido de PKD, com ação situada em uma sociedade paranoica repleta de pessoas capazes de ver o futuro e que tem como um dos grandes negócios o congelamento de pessoas mortas, mantidas em um estado em que podem se comunicar com os parentes vivos.
UM CÂNTICO PARA LEIBOWITZ (também aqui)
Walter M. Miller Jr.
Outro clássico da FC, abordando o mundo após uma hecatombe nuclear, com o surgimento de uma religião que procura manter o conhecimento em uma sociedade que está mais uma vez à beira de um conflito.
UM CASO DE CONSCIÊNCIA
James Blish.
Quase sempre tido como o melhor livro do autor e um dos primeiros a introduzir a religião no gênero, abordando também o tema do contato de humanos com outras raças.