Artigos

Mundos em Guerra

FILMES/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data22/01/2006
fonte
O livro clássico de H.G. Wells, A Guerra dos Mundos, deu início a uma interminável série de invasões de marcianos à Terra.

Mundos em Guerra

 

Há mais de 100 anos, os marcianos chegavam à Terra pela primeira vez. E vinham com intenções nada amigáveis. O responsável pela invasão chamava-se H.G. Wells, no livro A Guerra dos Mundos, um clássico absoluto da FC que deu início a uma série de tentativas de conquista.

 

Gilberto Schoereder

 

Em 1898, o grande e até então imbatível Império Britânico via a situação inverter-se. Naves e mais naves chegavam de Marte e davam início à tentativa de conquista violenta da Grã-Bretanha e, por tabela, da Terra.
O livro de H.G. Wells, a Guerra dos Mundos, tinha um tom de crítica política, como quase tudo o que fez, e deu origem a uma quantidade impressionante de livros sobre invasões de seres alienígenas ao nosso planeta, com as mais variadas intenções. Os "monstros de olhos esbugalhados", uma espécie de simplificação dos marcianos de Wells, tornaram-se um clichê da FC de pior qualidade, especialmente nas histórias pulp dos anos 1920 e 30. E, ainda hoje, temos de lidar com seres gosmentos de toda espécie tentando nos dominar ou exterminar.
No livro, os seres humanos encontram-se pela primeira vez diante da possibilidade da extinção total e absoluta, mas H.G. Wells deixa bem claro que o ser humano fez o mesmo com várias espécies animais. E mais, que o próprio exército britânico agiu de maneira semelhante com relação aos povos que conquistou pelas armas.


 

Ainda que A Guerra dos Mundos não tenha sido a primeira invasão alienígena da FC, ela definiu as bases para praticamente tudo o que foi feito posteriormente. A primeira invasão citada nos livros sobre o gênero foi publicado em 1892, pelo australiano Robert Potter. Trata-se de The Germ Growers, em que os aliens são capazes de assumir a forma de bactérias humanas. Mas, enquanto o livro e o seu autor foram esquecidos, Wells continua como um marco na literatura.
Os mesmíssimos marcianos tentaram mais uma vez invadir nosso planeta 40 anos depois. Dessa vez, mudaram a trajetória e iniciaram pelos EUA, causando uma onda de pânico que entrou para a história. Estamos falando da fantástica narração promovido por Orson Welles em 1938, no programa Mercury Theatre on the Air, da rádio CBS. Inventando uma nova forma de contar a história de H.G. Wells, ele narrou a invasão em estilo jornalístico, como se ela estivesse de fato ocorrendo naquele instante, com cobertura de repórteres enviados ao local de pouso, efeitos sonoros e tudo a que tinha direito.


Orson Welles, transmitindo seu famoso programa de rádio.

 

Centenas de ouvintes – ou milhares, segundo algumas fontes – acreditaram que Marte realmente estava iniciando uma invasão à Terra e saíram às ruas em desespero, espalhando a confusão e causando inúmeros problemas. Orson Welles chegou a ser processado por isso, mas passou à história como a mais famosa transmissão de rádio de todos os tempos.
Uma reação ainda mais violenta ocorreu em 1949, quando a rádio HCQRX, de Quito, no Equador, produziu a sua própria versão de Guerra dos Mundos. Muitos ouvintes entraram em pânico, como ocorrera nos EUA, mas quando ficaram sabendo que não se tratava de notícias verdadeiras, uma multidão enfurecida atacou o prédio onde se situava a estação de rádio e queimou-o, matando 15 pessoas.
Uma nova versão da transmissão clássica de Orson Welles foi produzida em 1988, pela National Public Radio dos EUA, comemorando seus 50 anos. O narrador escolhido foi Jason Robards, e uma série de inovações tecnológicas foram utilizadas. O roteiro original também sofreu adaptações e, evidentemente, o programa não teve a mesma repercussão.

 

Insistentes
Tendo sido derrotados pela segunda vez, os marcianos tentaram mais uma invasão, dessa vez em 1953, também descendo inicialmente na Califórnia, nos EUA, bem perto de onde Gene Barry estava passando suas férias. Foi o ano do filme A Guerra dos Mundos (War of the Worlds), dirigido por Byron Haskin e produzido pelo especialista no gênero, George Pal. Dessa vez, eles trocaram as máquinas invasoras – que no livro de Wells locomoviam-se sobre três pés – trazendo sofisticados discos-voadores esverdeados, capazes de disparar raios com poder de destruição jamais visto.


Guerra dos Mundos, o clássico.

 

Pela terceira vez foram derrotados, não por nossa astúcia, mas pelos germes terrestres, que afetam mortalmente seu organismo. Mas a história ainda não havia terminado. Eles retornaram em 1988 no seriado para TV A Guerra dos Mundos. Teve curta duração, apesar de ter estreado em alta nos EUA. Parte da crítica não gostou do seriado, mas foi um dos mais interessantes que surgiram na época. A CIC Vídeo lançou duas fitas, uma com o especial de abertura (Ressurreição), a outra com dois episódios.


A série da TV, que foi apresentada em 1988.

 

A história deu continuidade ao filme de 1953, imaginando que os corpos dos marcianos mortos foram mantidos guardados em silos especiais, assim como suas naves espaciais. A confusão volta ao planeta quando alguns marcianos revivem, conseguem assumir a forma humana, e reiniciam suas atividades para tentar enfraquecer a humanidade. Querem suas armas e tecnologia de volta, e um grupo de terrestres une-se para combatê-los.
O custo por episódio era bastante caro para a época, cerca de 680 mil dólares, gastos principalmente nos efeitos especiais e na reconstrução das naves, mantendo o visual daquelas utilizadas no filme de Haskin. Na segunda temporada, a ação tornou-se mais violenta, com a chegada de uma segunda leva de invasores, mais violentos, também capazes de assumir a forma humana, mas sem deixar que eles deteriorassem rapidamente, como acontecia antes.


Os marcianos da série de TV, em contato com o Eterno.

 

Esses invasores são conhecidos como Morthren, uma entidade em contato com o Eterno, uma presença semelhante a um deus, que guia suas ações. Para não perder tempo, eles acabam com os aliens que já estavam por aqui, por sua incompetência, e iniciam um trabalho de clonagem de seres humanos. Infelizmente, o seriado não teve uma conclusão adequada.


OS MARCIANOS VÊM ATÉ NÓS

 

A Message From Mars EUA 1921
Direção: Maxwell Karger

Flash Gordon no Planeta Marte (Flash Gordon's Trip to Mars) EUA 1938
Direção: Ford Beebe e Robert F. Hill

Marte Invade a Terra (The Purple Monster Strikes) EUA 1945
Direção: Spencer Gordon Bennet e Fred Brannon

O Mistério do Disco Voador (Flying Disc Man From Mars) EUA 1951
Direção: Fred C. Brannon

Zumbis da Estratosfera (Zombies of the Stratosphere) EUA 1952
Direção: Fred C. Brannon

Guerra dos Mundos (War of the Worlds) EUA 1953
Direção: Byron Haskin

Os Invasores de Marte (Invaders From Mars) EUA 1953
Direção: William Cameron Menzies

Devil Girl From Mars Inglaterra 1954
Direção: David MacDonald
The Day Mars Invaded Earth EUA 1962
Direção: Maury Dexter
O Choque dos Planetas (I Diafanoidi Portano la Morte) Itália/Espanha 1965
Direção: Anthony Dawson (Antonio Margheriti)
Os Marcianos Raptores (Mars Needs Women) EUA 1966
Direção: Larry Buchanan
Uma Sepultura na Eternidade (Quatermass and the Pit) Inglaterra 1967
Direção: Roy Ward Baker
Alien - Missão Extermínio (Alien Contamination) Itália 1981
Direção: Lewis Coates (Luigi Cozzi)
Invasores de Marte (Invaders From Mars) EUA 1986
Direção: Tobe Hooper
Uma Cômica Invasão (Martians, Go Home) EUA 1990
Direção: David Odell
Invasor Espacial (Invader) EUA 1995
Direção: Mark H. Baker
Marte Ataca! (Mars Attacks!) EUA 1996
Direção: Tim Burton
A Guerra dos Mundos (War of the Worlds) EUA 2005
Direção: Steven Spielberg


NÓS VAMOS ATÉ OS MARCIANOS

 

Himmelskibet Dinamarca 1917
Direção: Holger Madsen

Radio Mania EUA 1923
Direção: Roy William Neill

Aelita URSS 1924
Direção: Jacob Protazanov

Da Terra à Lua (Rocketship X-M) EUA 1950
Direção: Kurt Neumann

Voando Para Marte (Flight to Mars) EUA 1951
Direção: Lesley Selander

O Planeta Vermelho Marte (Red Planet Mars) EUA 1952
Direção: Harry Horner

A Conquista do Espaço (Conquest of Space) EUA 1955
Direção: Byron Haskin

It! The Terror From Beyond Space EUA 1958
Direção: Edward L. Cahn

Viagem ao Planeta Proibido (The Angry Red Planet) EUA 1959
Direção: Ib Melchior

Battle Beyond the Sun EUA 1963
Direção: Thomas Colchart

O Mágico de Marte (Wizard of Mars) EUA 1964
Direção: David L. Hewitt

Robinson Crusoé em Marte (Robinson Crusoe on Mars) EUA 1964
Direção: Byron Haskin

O Planeta Sangrento (Queen of Blood) EUA 1966
Direção: Curtis Harrington

Missão Marte (Mission Mars) EUA 1968
Direção: Nicholas Webster

Terror no Espaço (Star Crystal) EUA 1986
Direção: Lance Lindsay

O Vingador do Futuro (Total Recall) EUA 1990
Direção: Paul Verhoeven

Marte (Mars) EUA 1996
Direção: Jon Hess

O Planeta Vermelho Marte (The Martian Chronicles) EUA 1980
Direção: Michael Anderson

O Planeta Vermelho (Red Planet) EUA 2000
Direção: Antony Hoffman

Missão Marte (Mission to Mars) EUA 2000
Direção: Brian De Palma