Artigos

DVD/ Pandorum

DVD

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data26/06/2010
fonte
Ficção científica acima da média.

Pandorum

O pouco que li sobre Pandorum na internet e jornais não me preparou para o filme a que assisti. Pelo contrário: esperava mais um filmeco, na linha de Alien (como algumas críticas citaram), como tantos filmes fizeram antes. Mas trata-se de uma história completamente diferente.
Está certo que não é um daqueles filmes para se assistir no cinema, mas para ver em casa, em DVD, é ótimo. E traz um tema poucas vezes tratado no cinema de ficção científica – o das chamadas generation starship, ou seja, naves espaciais gigantescas que funcionam como uma espécie de arca de Noé, levando milhares de colonos humanos e muito da flora e fauna terrestre para outro planeta.

A nave em questão é a Elysium, dirigindo-se da Terra para o recém-descoberto planeta Tanis, muito semelhante à Terra. Como é uma viagem de 123 anos, os passageiros são postos em hibernação, com equipes de tripulantes acordando de tempos em tempos para cuidar da manutenção da nave. Mas algo dá errado.
A história começa com o cabo Bower (Ben Foster) acordando de sua hibernação, e percebendo que está sozinho; por alguma razão, o restante da equipe não acordou como deveria. A hibernação, ou animação suspensa, ainda tem um efeito colateral, que é a perda da memória. Algumas pessoas recuperam boa parte dela, mas apenas depois de algum tempo, enquanto outras memórias simplesmente desaparecem.
Bower consegue despertar o tenente Payton (Dennis Quaid), e inicia uma viagem pela gigantesca nave, tentando descobrir o que está acontecendo.
Encontra seres horrendos, fortes e rápidos, que se espalharam pela nave e estão se alimentando dos passageiros; assim que acordam de seu sono, são caçados e comidos.

O filme tem alguns problemas, com certas cenas mal resolvidas, mas as criaturas foram bem desenvolvidas, os atores são bons e a história muito legal, com a tradicional "revelação final", que os mais atentos e fãs de FC podem até descobrir antes do tempo.
No geral, vale a pena.
(Imagem Filmes)

Pandorum (idem)
EUA/ Alemanha
2009
Direção: Christian Alvart
Com Dennis Quaid, Bem Foster, Cam Gigandet, Antje Traue, Cung Le.