Artigos

Outros filmes que tratam de universos paralelos

FILMES

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data01/01/2001
fonte
Provavelmente essas não são as únicas produções que lidam com o tema universos paralelos, mas são as principais.


ALÉM DA IMAGINAÇÃO (The Twilight Zone)
Episódio Third From the Sun.
Roteiro de Rod Serling. História de Richard Matheson.
Apresentado na primeira temporada: episódio 14 (janeiro de 1960).
Um cientista trabalhando numa base militar começa a perceber que o mundo se prepara para uma guerra nuclear que provavelmente irá destruir o planeta. Então, elabora um plano com seu colega cientista para roubar uma nave espacial experimental e fugir do planeta com suas famílias. Planejam sua fuga por meses, e descobrem um planeta para o qual poderão se dirigir.
Apesar de seu superior tentar detê-los, eles conseguem fugir e deixar para trás o planeta prestes a se destruir, indo em direção ao novo planeta que encontraram, e que se chama Terra.
Pronto, contei o final. Mas quem não viu o seriado até hoje, azar.


ODISSEIA PARA ALÉM DO SOL (Doppelganger)
Inglaterra/ 1969
Direção de Robert Parrish
Produção de Gerry e Sylvia Anderson
Efeitos especiais de Derek Meddings e Harry Oakes
Com Ian Hendry, Roy Thinnes, Lynn Loring, Herbert Lom, George Sewell, Patrick Wymark, Ed Bishop.
Outro título: Journey to the Far Side of the Sun.
Produção de Gerry e Sylvia Anderson, mais conhecidos como os criadores dos bonecos de séries como Thunderbirds e Stingray. O filme chamou a atenção por ser, até então, um dos poucos a lidar com o tema dos universos paralelos.
Astronautas partem da Terra em uma espaçonave para explorar um décimo planeta descoberto do outro lado do Sol. Ao chegarem, percebem que se trata de um planeta exatamente igual ao nosso, com a diferença de que tudo é uma imagem ao contrário, como num espelho. Seus amigos e conhecidos existem lá com personalidades opostas, e eles mesmos, ou seus duplos, fazem a viagem ao contrário, chegando à Terra ao mesmo tempo.
Roy Thinnes ficou muito conhecido como o ator principal do seriado Os Invasores.


BUSCA DESESPERADA (Quest For Love)
Inglaterra/ 1971
Direção de Ralph Thomas
Roteiro de Terence Feely, a partir do conto Random Quest (1954), de John Wyndham
Com Joan Collins, Tom Bell, Denholm Elliott, Laurence Naismith, Lyn Ashley.
A história junta o tema dos universos paralelos com romance e, no filme, não foi muito bem desenvolvida.
O raro tema dos universos paralelos mais uma vez no cinema, baseado em conto de John Wyndham (Random Quest), porém não muito bem desenvolvido. Um físico é transportado para uma Terra paralela devido a um acidente. Na outra Terra, ele assume a identidade de seu duplo, um escritor casado com Joan Collins. O marido original não ligava a mínima para ela, mas o transportado acaba se apaixonando. No mundo paralelo não houve a II Guerra Mundial e a guerra no Vietnã, além de outras particularidades. Só que outro acidente manda o físico de volta ao seu próprio mundo e, lá, ele procura desesperadamente o duplo de Collins. O filme foi lançado no Brasil em VHS, pela F.J. Lucas.


O HOMEM QUE SONHAVA COM A REALIDADE (The Deadly Dream)
EUA/ 1971
Direção de Alf Kjellin
Com Lloyd Bridges, Janet Leigh, Carl Betz, Leif Erickson, Don Stroud, Richard Jaeckel, Philip Pine.
Nessa produção para a TV, a passagem entre os universos paralelos ocorre por meio dos sonhos (como na excepcional história de H.P. Lovecraft, Os Demônios de Randolph Carter). Lloyd Bridges interpreta um cientista que realizou uma importante descoberta, mas passa a sofrer com pesadelos nos quais é perseguido por pessoas que não desejam que sua descoberta seja revelada à humanidade. Só que esses pesadelos vão se tornando cada vez mais reais, a ponto dele não mais saber quando está num mundo ou em outro. O filme foi um tanto desconsiderado pela crítica, na época, mas é muito legal. Uma pena que não se possa mais encontrá-lo.


O MISTÉRIO DO RESTAURANTE CHINÊS (Sotto il Ristorante Cinese)
Itália/ 1986
Direção e roteiro de Bruno Bozzetto
Com Claudio Botosso, Amanda Sandrelli, Claudia Lawrence, Nancy Brilli, Bernard Blier.
Bozzetto é o diretor do excepcional Música e Fantasia (Allegro non Troppo, 1976), um filme de animação com algumas passagens filmadas com atores, com músicas clássicas, infelizmente pouco conhecido no Brasil. Aqui, ele utiliza um pouco do seu humor e a animação como efeitos para uma ficção científica bem interessante sobre um cientista que consegue construir um portal no tempo, que é uma porta mesmo, localizada nos fundos de um restaurante chinês, na Itália. Um jovem descobre a porta por acaso, após meter-se numa confusão, atravessa, e vai parar no estranho mundo onde vive o cientista e sua filha. A invenção do cientista parece ser uma passagem para mundos paralelos, alguns mais distantes da Terra, ainda que o cientista não tenha a menor ideia do que está acontecendo. Um filme agradável e engraçado, com um humor repleto de sutilezas. No Brasil foi apresentado na TV por assinatura.


JULIA E JULIA (Julia and Julia)
Itália/ 1988
Direção de Peter Del Monte
Com Kathleen Turner, Sting, Gabriel Byrne, Gabriele Ferzetti, Angela Goodwin.
Rodado em vídeo de alta definição e depois transposto para cinema. Julia (Turner) perdeu o marido e o filho em um acidente, e começa a viver uma estranha experiência, envolvendo-se com o fotógrafo Sting. Porém, em outro mundo, ela continua vivendo com a família. Sting torna-se seu amante num dos mundos, mas o marido do outro mundo sente ciúmes. Julia não sabe o que é realidade, assim como o espectador, dividido entre a possibilidade de ser imaginação dela, ou dela estar realmente vivendo em mundos paralelos.


FEITIÇO MORTAL (Cast a Deadly Spell)
EUA/ 1991
Direção de Martin Campbell
Com Fred Ward, David Warner, Alexandra Powers, Arnetia Walker, Julianne Moore.
Produção da HBO, com produção de Gale Anne Hurd (de Aliens). A história se passa inteiramente num mundo paralelo no qual a magia é utilizada livremente e tornou-se a nova moda. O enredo tem relação com as histórias de H. P. Lovrecraft, apresentando um detetive dos anos 1940, chamado Lovecraft, que é contratado por um milionário para reaver o livro Necronomicon, que foi roubado por pessoas que desejam utilizá-lo para o mal.


MUNDO PROIBIDO (Cool World)
EUA/ 1992
Direção de Ralph Bakshi
Com Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt, Michele Abrams, Deirdre O'Connell.
Seguindo a linha de Roger Rabbit, misturando cinema e desenhos animados, não está entre o que Bakshi fez de melhor. Como sempre, ele é um excelente desenhista, com paisagens às vezes sensacionais, mas com histórias de ritmo irregular. A ideia é interessante, propondo que o mundo dos desenhos animados é um universo paralelo, real, a partir do qual um cientista consegue abrir uma passagem para o mundo humano, levando para lá o jovem Brad Pitt, que se transforma num policial com a função de impedir o contato entre desenhos e humanos. Mas Holly, uma personagem sensual, consegue levar o desenhista Byrne para o mundo dos desenhos e, ao fazer amor com ele, transforma-se em mulher de carne e osso (Basinger) e pretende viver no mundo real. Alguns momentos interessantes e engraçados, mas com um final confuso.


A COR DA FÚRIA (White Man’s Burden)
EUA/ 1995
Direção e roteiro de Desmond Nakano
Com John Travolta, Harry Belafonte, Tom Bower, Robert Gossett, Sheryl Lee Ralph.
O filme não foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral, mas é uma ficção eficiente. A história se passa nos estados Unidos de uma Terra paralela, na qual os negros são a elite da sociedade e os brancos os mais pobres e desprotegidos. Travolta, despedido sem razão por seu chefe Belafonte, resolve vingar-se.


DE CASO COM O ACASO (Sliding Doors)
EUA/ Inglaterra/ 1998
Direção de Peter Howitt
Com Gwyneth Paltrow, John Hannah, John Lynch, Jeanne Tripplehorn.
Um filme muito interessante construído a partir do conceito de que cada decisão que tomamos abre uma possibilidade para a criação de um novo universo, paralelo, no qual a ação segue de maneira ligeiramente diferente. É o que ocorre com a relações públicas Helen (Paltrow), despedida de seu emprego. Quando está voltando para casa, ela quase consegue entrar no metrô. A partir do momento em que as portas se fecham, a história passa a seguir duas correntes diferentes: uma com ela conseguindo entrar no trem; outra com ela não conseguindo entrar no trem. A vida das duas Helen seguem caminhos bem diferentes apenas devido a esse pequeno detalhe.


13º ANDAR (The Thirteenth Floor)
EUA/ 1999
Direção de Josef Rusnak
Com Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, Gretchen Mol, Vincent D'Onofrio, Dennis Haysbert.
Segunda adaptação do livro Simulacron 3, de Daniel Galouye e um dos melhores filmes de ficção científica da década. Sua trajetória nos cinemas foi um pouco prejudicada por ter sido lançado quase ao mesmo tempo que Matrix. Parte da crítica entendeu que as histórias eram semelhantes e 13º Andar passou a ideia de ser uma cópia mais barata. Longe disso. A história segue uma complicada investigação de um crime e leva à descoberta de um universo paralelo. Uma empresa realiza pesquisas de mercado criando um mundo virtual, porém absolutamente real, ao qual é possível ter acesso e viver como no mundo real. A produção é de Roland Emmerich, mostrando que ele pode se envolver em projetos muito mais interessantes do que os blockbuster que costuma dirigir. A primeira adaptação do livro foi produzida pela televisão alemã em 1973 e dirigida por Rainer Werner Fassbinder, e lançado no Brasil em DVD com o título O Mundo Por Um Fio.


SLIDERS - DIMENSÕES PARALELAS (Sliders)
EUA/ 1995-2000
Criação e roteiro de Robert K. Weiss e Tracy Tormé
Produção de John Landis, Robert K. Weiss e Tracy Tormé
Com Jerry O’Connell, Sabrina Lloyd, John Rhys-Davies, Cleavant Derricks, Kari Wuhrer, Charlie O’Connell.
Série de TV. Os “sliders” são pessoas que atravessam vórtices para mundos paralelos, tentando retornar para sua Terra original. Em cada Terra paralela enfrentam os problemas característicos daquele mundo, sabendo que os portais só se abrem a intervalos regulares; se não conseguirem abrir o portal no momento certo, terão de permanecer cerca de 30 anos naquele mundo. Assim, passam por uma Terra na qual o comunismo é dominante, outra na qual as mulheres governam, outra governada por nazistas, uma que vive na Era do Gelo, ou uma na qual Elvis está vivo e cantando em Las Vegas.


O CONFRONTO (The One)
EUA/ 2001
Direção de James Wong
Com Jet Li, Carla Gugino, Delroy Lindo, Jason Statham.
Interessante conceito de universos paralelos mesclado com artes marciais, aproveitando o conhecimento de Jet Li na área. Ele interpreta um policial que encontra consigo mesmo, ou melhor, uma versão dele mesmo, vinda de um universo paralelo. Essa versão maligna descobriu que quantos mais “dele mesmo” ele matar, maior será sua força.


FRINGE
EUA/ Canadá/ 2008-2013
Com Anna Torv, Joshua Jackson, John Noble, Jasika Nicole, Lance Reddick, Blair Brown.
Seriado criado por J.J. Abrams, o mesmo de Lost, e que tem como foco central a existência de mundos paralelos, dois planetas Terra com passagens tênues entre eles, e que aparentemente podem estar entrando em choque, possivelmente uma guerra, devido às ações no passado de um cientista que descobriu uma forma de atravessar os mundos. O que ele fez foi “roubar” o filho de seu duplo na outra Terra e trazer para o seu mundo, para compensar a perda de seu próprio filho.


A OUTRA TERRA (Another Earth)
EUA/ 2011