Artigos

CARROSSEL SOMBRIO E OUTRAS HISTÓRIAS

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data23/10/2021
fonte
O livro de contos de Joe Hill é mais uma demonstração de por qual motivo ele é visto como um dos principais escritores de terror da atualidade.

O livro de contos de Joe Hill foi publicado no Brasil em 2020 e, agora, ganha uma reedição, com capa diferente. Por algum motivo, no ano passado eu não li, mas recuperei agora. E não me arrependi, como não me arrependi quando li os demais livros de Hill lançados por aqui – Fantasmas do Século XX, A Estrada da Noite, Tempo Estranho, Mestre das Chamas, Nosferatu e O Pacto.
Na introdução com o título “Quem é o seu pai?”, e nos comentários finais sobre os contos, Hill fala de suas influências e o que o levou a escrever histórias de terror e ficção científica. Além, é claro, da influência óbvia dos pais escritores, Stephen e Tabitha King, ele cita Ray Bradbury, Richard Matheson, Bernard Malamud; e também fala das sessões de Laserdisc com o pai, assistindo interminavelmente Tubarão, Encurralado e Contatos Imediatos do Terceiro Grau; e ainda o cineasta George A. Romero, que ficou amigo de Stephen King, e as histórias em quadrinhos de terror de Tales From the Crypt, The Vault of Horror e The Haunt of Fear.
E fala sobre os momentos que passou nos bastidores do filme Creepshow (1982), dirigido por Romero e com roteiro de Stephen King, trazendo cinco histórias e a participação de King e do jovem Joe Hill em um dos episódios que foram trabalhados como uma homenagem às histórias em quadrinhos das revistas citadas. E, principalmente, fala como teve como “babá” o especialista em efeitos especiais, Tom Savini, passando uma semana praticamente acampado em seu trailer enquanto ele preparava as maquiagens mais horrendas e revoltantes. E Hill disse que, quando voltou para casa, ele tinha um objetivo na vida: “Tinha passado sete dias vendo Tom Savini matar pessoas de modo artístico e inventar monstros inesquecíveis e deformados, e era isso que eu queria fazer”.
Algumas dessas influências são bem visíveis nos contos que compõem o livro. Por exemplo, a história que abre o livro e que deu o título em inglês da coletânea, Alta Velocidade (Throttle), escrita em parceria com Stephen King, é nitidamente baseada em Encurralado (Duel, 1971), o filme que deu início à carreira de Steven Spielberg, por sua vez baseado em uma história de Richard Matheson, que também escreveu o roteiro. No conto de Hill, o motorista perseguido por um caminhão imenso é substituído por um grupo de motoqueiros. Em O Carrossel Sombrio, a influência é de Stephen King, como o próprio autor admite; em Às Margens Prateadas do Lago Champlain, a homenagem é a Ray Bradbury, em particular ao seu conto A Buzina de Neblina (The Foghorn, 1951. No Brasil publicado em F de Foguete [R is For Rocket, 1962], e em Os Frutos Dourados do Sol, como A Sirene do Nevoeiro). E, como o autor explicou, o conto Fauno “(...) é um descendente bastante consciente de Um Som de Trovão, de Bradbury” (no Brasil, também publicado em F de Foguete e em Os Frutos Dourados do Sol).
O conto Campo do Medo (In the Tall Grass, 2012), também escrito em parceria com Stephen King, talvez seja a história mais aterrorizante do livro, e não por acaso foi transformada em filme da Netflix, em 2019.
O que se pode dizer das histórias de Carrossel Sombrio é que Joe Hill utiliza muito bem as influências que teve em sua vida e na carreira, mais uma vez apresentando um livro que vale a pena ser lido, com alguns dos momentos mais interessantes da literatura de terror atual, e ainda passeando pela ficção científica aqui e ali.
 

CARROSSEL SOMBRIO (Full Throttle, 2019)
Joe Hill, com Stephen King
Harper Collins Brasil
480 páginas