Artigos

A GUERRA LONGA

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data22/09/2022
fonte
O segundo volume da série de Terry Pratchett e Stephen Baxter.

Depois de mais de quatro anos do lançamento do primeiro livro da série no Brasil, A Terra Longa, chega o segundo volume. Se for nessa velocidade, serão mais de 12 anos para chegar o quinto e último livro, publicado originalmente em 2016, um ano após a morte de Terry Pratchett.
A Guerra Longa explora ainda mais as complicações surgidas nas sociedades humanas após a descoberta das viagens para as Terras alternativas, que podem ser realizadas utilizando aparelhos de construção ridiculamente simples, além das pessoas que descobrem que conseguem se deslocar sem o auxílio dos instrumentos.
Com o surgimento de um número cada vez maior de sociedades instaladas nos mundos paralelos – algumas quase primitivas, outras já desenvolvidas como cidades do século 20 ou 21 – as relações com o que chamam de Terra Padrão – ou seja, a nossa Terra original – ficam tensas, especialmente quando os governos terrestres continuam querendo manter um controle sobre todas as Terras possíveis, seja cobrando impostos, seja obtendo materiais que possam ser usados nas indústrias terrestres ou mantendo uma presença militar intimidante.
Com o aumento das viagens de colonização e assentamentos realizados pelos humanos, aumenta também a interação com alguns dos seres inteligentes encontrados nesses mundos alternativos, os trolls, os beagles e os kobolds, em particular com os adoráveis trolls, vistos por muitos humanos como animais sem quaisquer direitos, apesar de visivelmente terem uma cultura bem avançada, ainda que muito diferente da nossa.
O livro deve ser incompreensível para quem não leu o primeiro, e traz vários dos personagens principais mais uma vez envolvidos em tramas governamentais e tentativas de manter uma convivência pacífica entre os seres, e até mesmo entre alguns dos mundos, tidos como rebeldes, e a Terra Padrão.
Sem dúvida que os conflitos existentes poderiam ter sido explorados com maior profundidade pelos autores, mas ainda assim trata-se de uma história deliciosa.


A GUERRA LONGA (The Long War, 2013)
Terry Pratchett e Stephen Baxter.
Bertrand Brasil.
512 páginas.