Artigos

LOVE: A HISTÓRIA DE LISEY

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data10/08/2021
fonte
O livro de Stephen King é relançado no Brasil.

O livro de Stephen King foi publicado originalmente no Brasil em 2008, pela Editora Objetiva. Por alguma razão que não recordo, não li na época. Agora, a Suma de Letras está relançando a obra e resolvi conhecê-la. E foi muito bom, no mínimo para apagar a má impressão que ficou da leitura mais recente de Depois (Later, 2021), livro que deu a impressão de que Stephen King estava apenas reciclando, e mal, alguns temas já visitados por ele.
O título original é Lisey’s Story, e foi publicado em 2006, dois anos após a publicação do sétimo e último volume de A Torre Negra, em uma época em que o autor estava produzindo livros bem mais interessantes do que alguns de seus mais recentes.
E, em que pese a péssima ideia da editora para o título em português, aqui é possível ver claramente algumas das características que marcaram a obra de King, entre elas sua incrível capacidade de apresentar pequenos detalhes das vidas das personagens, de suas relações mais íntimas, não apenas dando credibilidade a elas, mas fazendo com que o leitor possa se identificar mais profundamente com todos os envolvidos. E, muitas vezes, os detalhes acabam sendo ingredientes fundamentais na ação, seja solucionando, seja criando problemas.
A história segue a complicada e intensa relação entre um famoso escritor, Scott Landon, e sua esposa Lisey. A narrativa trafega entre o presente, com Lisey já viúva, e o passado, com suas lembranças do relacionamento com Scott surgindo aos poucos. Essas lembranças, que foram propositadamente escondidas no fundo de sua memória, serão fundamentais para Lisey resolver os problemas do presente que ameaçam sua vida.
Como a própria personagem chega a perceber, em determinado momento ela não sabe mais se está vivendo no passado ou no presente, tão fortes são as recordações que vão sendo desenterradas. E, entre elas, a mais fundamental diz respeito à capacidade que o marido tinha de deslocar-se a um mundo paralelo, tão repleto de maravilhas quanto de criaturas aterrorizantes.
O livro foi adaptado para a TV, em uma minissérie com oito episódios (2021), com Julianne Moore e Clive Owen nos papéis principais, e o próprio Stephen King escrevendo o roteiro. E, pelos comentários, a recepção do público e da crítica não foi boa, o que já é algo recorrente nas adaptações de histórias do autor.
Seja como for, é um bom livro de King, ainda que seja inferior ao que ele fez de melhor. Mas, para quem gosta dele e do seu estilo, vale a pena conhecer.


LOVE: A HISTÓRIA DE LISEY (Lisey’s Story, 2006)
Stephen King
Suma de Letras (2021)
536 páginas