Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: ANJOS PARTIDOS

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data25/07/2020
fonte
A boa sequência de Carbono Alterado, com mais aventuras de Takeshi Kovacs.

Anjos Partidos é o segundo livro na série com o personagem Takeshi Kovacs, seguindo o bem sucedido Carbono Alterado, que originou a série de TV da Netflix.
O bom da série de livros é que cada um conta uma história independente, com as ações complementando o desenvolvimento da personalidade de Kovacs que é, no mínimo, um sujeito complicado.
Dessa vez ele está ainda mais longe de casa, no planeta Sanção IV, que se encontra em meio a uma guerra entre o Protetorado, os rebeldes locais, os kempistas, liderados por Joshua Kemp, e várias corporações poderosas que ora tendem para um lado, ora para outro, dependendo de seus interesses comerciais. Kovacs está servindo como tenente da Vanguarda, uma organização mercenária, mas é atraído para a busca de um artefato marciano raríssimo que tanto pode mudar o rumo da guerra como o modo como a antiga civilização alienígena é encarada.
“Marcianos” é como são chamados os alienígenas que deixaram ruínas e objetos espalhados por vários planetas, a começar por Marte, onde os terrestres entraram em contato com a cultura abandonada. Ninguém sabe o que aconteceu com esses alienígenas, mas a partir de mapas estelares encontrados, os terrestres puderam colonizar vários planetas indicados por eles.
Ao contrário do que ocorre em tantas histórias envolvendo governos galácticos, na série de Richard Morgan a viagem a velocidades superiores à da luz não foi desenvolvida. Mas, como no livro anterior, as pessoas podem ser “baixadas” em novos corpos, inclusive em planetas distantes, sendo transmitidas digitalmente pelo que é chamado de “transmissão de agulha hiperespacial”. As pessoas possuem “cartuchos corticais”, colocados no alto da coluna vertebral. Se eles não forem danificados, podem ser baixados em novos corpos, o que torna as pessoas quase imortais, desde que tenham dinheiro suficiente para comprar novas “capas”, ou corpos, ou que trabalhem para empresas que forneçam esse serviço como parte do contrato.
A exploração do artefato alienígena envolve a necessidade de abrir um portal deixado no planeta pelos aliens e, para isso, Kovacs precisa da ajuda de uma arqueóloga e de um grupo de mercenários ressuscitados em novos corpos.
O conceito de uma raça extraterrestre muito mais antiga do que a nossa e que desapareceu misteriosamente, deixando uma série de objetos pelo universo, não é original – por exemplo, já foi abordada com sucesso no livro A Porta das Estrelas (Gateway, 1977), de Frederik Pohl. Mas o tema é tratado de forma decente e interessante; os terrestres sabem ainda menos sobre os artefatos que encontram do que os terrestres do livro de Pohl.
Anjos Partidos também dá mais atenção ao aspecto religioso envolvendo os acontecimentos nos diversos planetas colonizados, inclusive Sanção IV, e a posição de Kovacs com relação ao assunto.
Uma boa sequência ao excelente livro inicial. Ah! E como o primeiro livro, também tem cenas de sexo explícito, o que não é tão comum na ficção científica.


Anjos Partidos (Broken Angels, 2003)
Richard Morgan
Bertrand Brasil (2018)
490 páginas