Artigos

Novo Livro de Dean Koontz

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data23/05/2011
fonte
Livro de Dean Koontz é o segundo na série com o excelente personagem Odd Thomas.

Odd Thomas é, provavelmente, o melhor e mais interessante personagem já criado por Dean Koontz. Ele não só é um cozinheiro que consegue ver os mortos, mas consegue contar suas aventuras com muita ironia e bom humor, mesmo quando essas aventuras colocam-no em situações perigosas.
Odd Para Sempre é o segundo livro da série iniciada com Odd Thomas (também lançado no Brasil pela Record), e que continua com Brother Odd (2006), Odd Hours (2008) e tem lançamento previsto de Odd Apocalypse para, claro, 2012.
O ideal é que leiam o primeiro para entender melhor o personagem, já que nessa aventura ele não se dá ao trabalho de explicar novamente quem é e o que faz.
Ao se falar de “um jovem que vê e tenta ajudar os mortos” corremos o risco de colocar Odd – e esse é o nome, e não o apelido, do personagem – no mesmo grupo de uma série de personagens recentes de histórias de terror que vêem os mortos.
Acho que o segredo está na postura de Odd, que tenta ser correto mesmo quando essa atitude pode significar sua morte. E, claro, na narrativa na primeira pessoa que, ao mesmo tempo em que nos garante que o personagem central vai sobreviver – ainda que o próprio Odd cite exemplos de livros em que o narrador já está morto – possibilita entrar em contato mais íntimo com sua forma de pensar e se relacionar com o mundo, sejam os mortos – como Elvis Presley, que insiste em acompanhar Odd para todo lado –, sejam os vivos.
Odd mantém um relacionamento quase de pai e filho com o xerife da pequena cidade da Califórnia onde vive, e sempre o ajuda a desvendar crimes cabeludos. O xerife é uma das poucas pessoas que conhecem a capacidade de Odd. Geralmente, os mortos aparecem a ele para que Odd consiga esclarecer suas mortes, punindo os culpados, e permitindo que os espíritos/fantasmas sigam adiante, seja lá qual for o lugar para o qual eles costumam ir.
Depois de passar por uma situação terrível no livro de estreia, agora Odd precisa ajudar seu melhor amigo, um jovem com problema de osteogênese, sequestrado por uma mulher completamente alucinada, que deseja que Odd lhe preste alguns “favores”.
Dean Koontz está acostumado a escrever livros que se tornam best-sellers, nos gêneros terror e ficção científica, mas nem sempre com qualidade; tem seus altos e baixos. Mas nos dois primeiros livros da série, certamente está em seus melhores momentos.

Odd Para Sempre (Forever Odd)
2005, Dean Koontz
Editora Record
368 páginas