Artigos

DVD/ Liquid Sky

DVD

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data17/8/2010
fonte
Lançamento da Cult Classic resgata cult dos anos 80.

Liquid Sky

Quando o filme Liquid Sky surgiu no Brasil, lá por meados dos anos 1980, passou meio despercebido. Teve exibições restritas e chegou a ser lançado em VHS (pela Videocast), mas logo se tornou um dos chamados filmes cult, congregando em torno de si uma legião de admiradores. E não é para menos. É um ds filmes de ficção científica mais alucinados e criativos de sua época.
Tem-se a informação de que foi produzido com cerca de 500 mil dólares, mas pode ter sido bem menos do que isso. Foi exibido por mais de três anos seguidos nas cidades de Nova York, Boston e Washington, arrecadando alguns milhões em bilheteria.
A direção é do russo radicado em Nova York, Slava Tsukerman, com roteiro dele e de sua esposa Nina Kerova, com a atriz Anne Carlisle, que também faz dois papéis no filme: ela é a modelo Margaret e também Jimmy, que a odeia.
A história apresenta um minúsculo disco-voador, do tamanho de um prato, que secretamente aterrisa no telhado de um apartamento de cobertura da modelo Margaret, em Nova York. Esses seres (ou ser; não se sabe, pois jamais são mostrados) alimentam-se de uma substância semelhante à heroína, e que também é produzida no cérebro no momento do orgasmo. E heroína e orgasmos não faltam no ambiente New Wave da Nova York dos anos 80.
Parte das filmagens observa do ponto de vista dos extraterrestres, acompanhando a vida de Margaret e seus parceiros sexuais, se é que parceiros é a palavra correta; Margaret não tem orgasmos, e em uma cena ela é estuprada. Não que ela pareça dar muita importância ao que está acontecendo.
O problema é que, no momento do orgasmo, quando os aliens conseguem "retirar" o material que precisam do cérebro das pessoas, eles também causam a morte delas, com uma espécie de cristal se projetando de suas cabeças. E, é claro, Margaret percebe que tem o poder de matar pessoas com sexo.
Uma beleza de filme, especialmente para quem já está cansado das mesmas histórias e abordagens de sempre no gênero.

Liquid Sky (Liquid Sky)
EUA/ 1982
Direção de Slava Tsukerman
Com Anne Carlisle, Paula Sheppard, Bob Brady, Susan Doukas, Otto von Wernherr.
112 minutos

Lançamento da Cult Classic