Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: O INSTITUTO

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data18/04/2020
fonte
O livro de Stephen King recicla alguns temas já abordados pelo autor, em clima de ficção científica.

Stephen King já apresentou histórias sobre pessoas com poderes mentais fantásticos, em particular em A Incendiária (Firestarter, 1980. Ver mais em Poderes Construídos). Também já apresentou vários personagens centrais adolescentes, como no próprio A Incendiária, em O Iluminado (The Shinning, 1977); em seu livro de estreia, Carrie, a Estranha (Carrie, 1974); na série de livros A Torre Negra (The Dark Tower, 1982-2012); em O Talismã (The Talisman, 1984. Ver também em Os Portais Para Outros Mundos), escrito em parceria com Peter Straub; e, em A Coisa (It, 1986. Ver mais em Demônios Ancestrais), era um grupo de crianças capazes de lidar com o mal.
Em O Instituto, de certa forma Stephen King revisita esses temas, porém em proporções apocalípticas, ao apresentar a aventura de Luke Ellis, de doze anos de idade, que é sequestrado de sua casa em Minneapolis, ao mesmo tempo em que seus pais são mortos quando ainda estão dormindo. Quando Luke recobra a consciência, ele já está no Instituto, e vai perceber que o local é tenebroso.
Luke é um garoto com uma capacidade intelectual impressionante. Antes de ser levado de sua casa, ele se preparava para entrar em duas faculdades. No Instituto ele conhece as outras crianças que também foram levadas de suas casas, com idades que iam de oito a dezesseis anos. E todas têm em comum uma habilidade mental, seja telepatia, seja telecinese, que as pessoas do Instituto desejam aprimorar para utilizar em propósitos que as crianças não entendem.
Dirigentes, seguranças, ajudantes e médicos que trabalham no Instituto agem como nazistas, tratando as crianças como objetos a serem utilizados para seus propósitos e descartados quando não têm mais utilidade. E a relação com as experiências nazistas de Mengele e outros carniceiros não está tão longe da realidade, o que poderemos perceber ao final do livro.
No geral, é uma história legal, com vários pontos interessantes, mas, ainda assim, bem aquém do que Stephen King produziu de melhor, e até mesmo de livros recentes como Outsider e A Pequena Caixa de Gwendy.

O Instituto (The Institute, 2019)
Editora Suma (2019)
544 páginas