Artigos

O FIM DA MORTE

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data24/06/2019
fonte
O final épico da trilogia do escritor chinês Cixin Liu.

Depois de O Problema dos Três Corpos e A Floresta Sombria, chega ao país O Fim da Morte, finalizando a trilogia premiadíssima do escritor chinês Cixin Liu. E é um fechamento de história para ninguém esquecer, realmente épico, com os eventos atingindo proporções poucas vezes vistas na literatura de ficção científica.
O autor continua trabalhando em torno do conceito da “floresta sombria”, que pressupõe um universo recheado de civilizações nos mais diversos níveis de desenvolvimento científico e tecnológico. E, mais do que isso, é um universo extremamente perigoso no qual a melhor coisa que uma civilização pode fazer, caso não tenha atingido um desenvolvimento científico excepcional, é ficar o mais escondida e calada possível.
Cixin Liu utiliza uma ferramenta inteligente para pular a narrativa em dezenas, centenas ou milhares de anos para o futuro: com o processo de hibernação plenamente desenvolvido, alguns personagens podem entrar em hibernação – um processo semelhante ao que na ficção científica se costuma chamar de animação suspensa – e voltar às suas atividades num período em que suas qualidades e conhecimentos poderão ser melhor utilizados.
O artifício funciona muito bem, em particular quando a narrativa segue a personagem Cheng Xin, uma engenheira aeroespacial que tem um papel central nos eventos envolvendo a civilização humana e a civilização de Trissolaris, em um ataque que põe em risco não apenas a existência da humanidade, mas de todo o sistema solar, além de poder observar de perto a história dos tempos finais do universo.
O problema que pode existir na leitura é o mesmo dos livros anteriores, ou seja, alguns trechos em que a informação de caráter científico é impenetrável para quem não conhece física. No entanto, mais uma vez, o resultado final faz valer a pena ultrapassar esses trechos mais complicados (cada leitor à sua maneira, é claro) para chegar à conclusão de uma das histórias mais criativas e complexas da ficção científica dos últimos muitos anos.

O FIM DA MORTE (Death’s End, 2010)
Cixin Liu
Editora Suma de Letras
584 páginas