Artigos

Aleph lança nova edição de OS PRÓPRIOS DEUSES de Isaac Asimov

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data08/10/2010
fonte
Considerado um dos clássicos da ficção científica, Os Próprios Deuses (The Gods Themselves) foi publicado em 1972.
Originalmente publicado no Brasil com o título O Despertar dos Deuses (e como O Planeta dos Deuses, na coleção Argonauta, de Portugal), o livro de Isaac Asimov ganha uma nova tradução pela Editora Aleph. A opção pelo novo título, Os Próprios Deuses, foi feita para manter-se mais fiel ao título original em inglês; a expressão é um trecho de uma citação do escritor alemão Friedrich Schiller, na qual Asimov se baseou para compor tanto o título quanto os três capítulos da obra – “contra a estupidez os próprios deuses lutam em vão”.
O livro foi premiado com os prêmios Hugo, Nebula e Locus de 1973, os três mais importantes do gênero.
Seres alienígenas de um universo paralelo conseguem entrar em contato com a Terra e propõem a construção de um aparelho que facilitará a troca de energia entre os dois universos. Os seres desse outro universo, os para-homens, estão ameaçados de desaparecer, uma vez que a energia de seu sol está se esgotando. Assim, a solução parece agradar a ambos os lados, uma vez que a Terra se beneficiará com uma nova e revolucionária fonte de energia, e grátis, situação que irá liberar a raça humana para o que realmente interessa, que são as pesquisas científicas. Só que nada é tão simples assim, e os problemas que surgem podem representar igualmente o fim da humanidade e mesmo do nosso universo.
Um dos pontos altos do livro é a caracterização dos seres alienígenas, talvez entre as mais criativas do gênero. Por outro lado, os leitores menos familiarizados com os aspectos científicos da questão podem ter algumas dificuldades.
Igualmente interessante foi a forma de narrativa escolhida por Asimov, contando a história de pontos de vista diferentes, oferecendo opções para o entendimento da trama, além de desenvolver os personagens muito bem. Além do que antecipa a discussão sobre um tema que agora está tomando maiores proporções, que é o da crise energética que inevitavelmente irá afetar a civilização global.
Os Próprios Deuses
Isaac Asimov
368 páginas
Tradução de Silvia Mourão
Editora Aleph
R$ 46,00