Artigos

É DIFÍCIL SER DEUS

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data31/08/2020
fonte
Chega ao Brasil um dos bons livros dos irmãos Arkadi e Boris Strugatski.

Os escritores russos Arkádi e Boris Strugatski têm um lugar de destaque na ficção científica, com uma série de bons e excelentes livros, com o mais conhecido sendo, possivelmente, Stalker, publicado no Brasil como Piquenique na Estrada.
Este É Difícil Ser Deus já havia sido publicado em Portugal em 1979, com o título Que Difícil É Ser Deus!, e é uma excelente adição aos lançamentos recentes do gênero no Brasil. Apresenta um instituto de história terrestre investigando uma sociedade alienígena formada por humanos e que vive um período semelhante ao da nossa Idade Média.
Como ocorre também na série Jornada nas Estrelas, os historiadores precisam seguir uma diretiva de não interferir com as sociedades que estão sendo estudadas, o que irá motivar um conflito interno no pesquisador terrestre Anton, que assume a identidade de Don Rumata, um aristocrata arrogante, no reino local de Arkanar.
Anton/ Rumata percebe que a sociedade segue em direção a um governo fascista, que poderá eliminar qualquer possibilidade de desenvolvimento científico, perseguindo médicos, poetas, escritores e quaisquer pessoas com pretensões de pesquisa científica. Ele deseja um envolvimento maior nos rumos da sociedade local, mas não é atendido.
O acadêmico e crítico iugoslavo Darko Suvin disse que esse trabalho dos irmãos Strugatski é um casamento bem sucedido entre um romance histórico vívido e ficção científica, o que faz do livro uma obra exemplar dos trabalhos mais antigos dos autores.
O livro originou dois filmes. O primeiro foi a produção de 1989, dirigida por Peter Fleischmann, É Difícil Ser um Deus (Es ist nicht leicht, ein Gott zu sein), inacreditavelmente exibido na televisão no Brasil. O segundo surgiu em 2013, com o mesmo título (Trudno byt bogom), com direção de Aleksey German.


É DIFÍCIL SER DEUS (Trudno byt’ bogom, 1964)
Arkádi e Boris Strugatski
Editora Rádio Londres
224 páginas