Artigos

Guerra nas Estrelas

ESPECIAIS/VE FIM DO MUNDO

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data17/05/2015
fonte
Nos anos 1980, o presidente Ronald Reagan deu início a um projeto que, para muitos, era apenas um delírio de ficção científica.

"Guerra nas Estrelas" foi o nome popular que recebeu o Strategic Defense Initiative (SDI, Iniciativa Estratégica de Defesa), projeto proposto pelo presidente dos EUA, Ronald Reagan, em março de 1983. A ideia era construir um amplo sistema de defesa estratégica contra mísseis nucleares estratégicos, com bases em terra e no espaço.


O Presidente Ronald Reagan, dirigindo-se à nação em março de 1983, iniciando o SDI (Foto: PD/USGOV).

O projeto foi bastante criticado e tido como cientificamente impossível de ser realizado, pelo menos na época, com a tecnologia existente. Também parecia acirrar os ânimos entre EUA e URSS e desestabilizar a chamada "destruição mútua assegurada" (mutual assured destruction, não por acaso com as iniciais MAD), que garantia que o uso maciço de armas nucleares por um dos lados envolvidos no conflito iria resultar na destruição de ambos, devido ao imenso volume do arsenal nuclear.
A ideia era utilizar raios laser para derrubar e inutilizar possíveis mísseis soviéticos lançados contra alvos norte-americanos e aliados. Segundo Reagan, o sistema tornaria as armas nucleares impotentes e obsoletas, dessa forma garantindo a paz mundial.


                                                    Concepção artística do sistema de defesa com satélites (Força Aérea).

O programa teve início em 1984, mas logo teve seu foco alterado, uma vez que o perigo de um confronto nuclear diminuiu muito. Os responsáveis pelo projeto passaram a pensar em desenvolver sistemas mais localizados, para defender lançamentos limitados ou acidentais.
O sistema proposto inicialmente jamais foi construído, mas diz-se que o desenvolvimento tecnológico e de estratégia obtida com o programa ajudou a elaborar os sistemas usados atualmente.
Para alguns, a ideia não era exatamente a de construir um sistema de proteção do tipo "Guerra nas Estrelas", mas sim ajudar a derrubar o regime comunista soviético, no que ficou chamado de "estratégia de tecnologia". A proposta era desenvolver uma tecnologia tão avançada que ultrapasse em muito a do adversário, obrigando-o a gastar muito dinheiro na tentativa de se igualar nesse aspecto. Assim, a "guerra nas estrelas" de Reagan teria sido um dos elementos responsáveis pela queda do regime soviético.
Mas o SDI teve muitos críticos, que diziam que as mudanças na União Soviética ocorreram porque Gorbachev realizou reformas fundamentais no país, e o "Guerra nas Estrelas" era apenas um programa caríssimo e sem fundamento.