Artigos

REDSHIRTS

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data08/08/2021
fonte
Uma paródia deliciosa de John Scalzi.

O livro de John Scalzi – vencedor do Prêmio Hugo de Melhor Romance e do Prêmio Locus de Melhor Romance de Ficção Científica, ambos em 2013 – é nitidamente uma paródia a uma situação específica da série Jornada nas Estrelas, e também uma brincadeira com o que existe de pior nas séries de ficção científica na televisão. Quem acompanha de perto a ficção científica já sabe que os “camisas vermelhas” do título é uma alusão aos tripulantes da famosa USS Enterprise, geralmente aqueles que tinham um posto inferior e que desciam a um planeta qualquer para acompanhar os oficiais em uma missão; e sempre eram eles que morriam.
Em Redshirts, Scalzi apresenta a nave Intrepid, da União Universal, no momento em que recebe novos recrutas, os alferes, que logo começam a perceber que algo de muito errado está acontecendo no local, algo que os mais antigos tripulantes já sabem há muito. Alguns deles têm um sistema para “escapar” das missões, desaparecendo de cena sempre que um oficial vai procurá-los para descer a um planeta no qual, certamente, um ou mais deles morrerão.
Não por acaso, a contracapa do livro traz a frase “Tem alguma coisa muito errada acontecendo nessa nave”, e a principal, é claro, é que os oficiais jamais morrem nas missões, por piores que sejam as condições que enfrentem, ainda que um deles sempre, mas sempre mesmo, é ferido, e magicamente recupera-se rapidamente.
Os camisas vermelhas iniciam uma investigação que os leva a acreditar que fazem parte de uma série de televisão muito ruim, e estão à mercê da Narrativa, assim mesmo, com maiúscula, da qual não conseguem escapar. Quando a Narrativa assume a direção de suas vidas, eles estão ferrados. Sendo assim, nada mais resta a eles a não ser descobrir o que está acontecendo e como escapar de seu destino (quase) inevitável.
Scalzi mantém um tom de humor e ironia muito bem elaborados e equilibrados com ação constante e personagens deliciosos. Em The Encyclopedia of Science Fiction, Graham Sleight e David Langford disseram que o livro “(...) começa como uma clara paródia de Jornada nas Estrelas, filtrada pelas lentes de Heróis Fora de Órbita (Galaxy Quest, 1999), e os pontos de vista dos azarados personagens camisas vermelhas, mas faz a transição para uma busca pela natureza da realidade e/ou reencarnação e/ou reprises (...), que chega perto da genuína metaficção”. O autor finaliza seu livro com três Codas, intituladas “Primeira Pessoa”, “Segunda Pessoa” e “Terceira Pessoa”, nas quais altera o ponto de vista narrativo e reforça a proposta de elaborar uma metaficção.
Um livro delicioso.

REDSHIRTS (Redshirts, 2012)
John Scalzi
Aleph Editora (2021)
376 páginas