Artigos

EXPIRAÇÃO

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data07/08/2021
fonte
Novo livro de contos de Ted Chiang, um dos principais e mais criativos autores de ficção científica da atualidade.

Só fui ouvir falar de Ted Chiang depois de assistir ao excelente filme A Chegada (Arrival, 2016), que foi baseado em seu conto História de Sua Vida (Story of Your Life, 1998), publicado no Brasil em 2016 no livro História de Sua Vida e Outros Contos (Stories of Your Life and Others, 2002. Editora Intrínseca). Ele já era um destaque no universo da ficção científica, mas confesso que não o conhecia, apesar de ele estar colecionando premiações e críticas favoráveis desde 1989, quando publicou sua primeira história, A Torre da Babilônia (The Tower of Babylon), na revista Omni. O conto – que também está no livro História de Sua Vida e Outros Contos – ganhou o prêmio Nebula em 1991.
E assim chegamos a Expiração (Exhalation: Stories, 2019), outro livro de contos publicado pela mesma Intrínseca em julho de 2021, com tradução de Braulio Tavares, um dos nomes mais ativos e competentes da ficção científica no Brasil. São nove histórias excelentes e, pelas premiações recebidas, já se pode antever a qualidade da escrita de Ted Chiang. São eles: O mercador e o portal do alquimista (The Merchant and the Alchemist's Gate, 2007), vencedor dos prêmios Nebula, Hugo e Seiun; Expiração (Exhalation, 2008), vencedor dos prêmios BSFA, Locus e Hugo; O que se espera de nós (What's Expected of Us, 2005); O ciclo de vida dos objetos de software (The Lifecycle of Software Objects, 2010), vencedor dos prêmios Hugo e Locus; A babá automática patenteada de Dacey (Dacey's Patent Automatic Nanny, 2011); A verdade dos fatos, a verdade dos sentimentos (The Truth of Fact, the Truth of Feeling, 2013); O Grande Silêncio (The Great Silence, 2015); Ônfalo (Omphalos, 2019); A ânsia é a vertigem da liberdade (Anxiety Is the Dizziness of Freedom, 2019).
A variedade de abordagens, de temas, de formas narrativas e fontes de inspiração do autor impressionam, indo de As Mil e Uma Noites a Philip K. Dick, este último influenciando o conto que dá nome ao livro e que apresenta a narração de um cientista pertencente a uma raça de seres mecânicos, mas que utilizam dois pulmões de ar que são substituídos diariamente. A inspiração de As Mil e Uma Noites surge no conto O mercador e o portal do alquimista, que abre a coletânea, uma história dentro de uma história e que apresenta uma estranha e diferente forma de viagem no tempo.
Cada conto é uma descoberta e, mesmo quando as histórias apresentam conceitos científicos complexos e de compreensão aparentemente inatingível para leigos, Ted Chiang consegue envolver o leitor e conduzi-lo cuidadosamente para o interior dos universos que concebe.
Uma beleza de livro que, certamente, me levará à leitura (atrasada) de seu História de Sua Vida e Outros Contos.


EXPIRAÇÃO (Exhalation: Stories, 2019)
Ted Chiang
Ed. Intrínseca (2021)
416 páginas