Artigos

NO LIMITE

FILMES/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data09/10/2023
fonte
Filmes que se encontram no limite da definição de ficção científica.

Rock Hudson, em O Segundo Rosto.

Existem alguns filmes que se encontram no limite entre serem considerados ficção científica ou não; e às vezes são, outras, não. Depende do ponto de vista. Peter Nicholls costuma chamar algumas dessas histórias de “fringe science fiction” ou “borderline science fiction”, o que é mais ou menos o mesmo, ou seja, histórias que se encontram na extremidade do gênero, na linha divisória. E nem sempre é muito fácil definir essa situação.
Alguns filmes aparecem em várias enciclopédias do gênero, mas não em todas. Outros, não são listados na maioria das enciclopédias e levantamentos sobre filmes de FC, mas ainda assim surgem em algumas.
Acontece, às vezes, de um filme aparecer em uma listagem de filmes de terror, mas não de ficção científica, e outras vezes pode ser o contrário. As definições variam de um especialista para outro, e mesmo críticos e historiadores consagrados do gênero têm opiniões diversas sobre algumas produções. E também podemos considerar que as definições de ficção científica são mais ou menos amplas, de acordo com o definidor, e são quase tantas quanto o número de pessoas que falam a respeito.
Além disso, quase sempre um filme é mais do que apenas uma coisa, mais do que apenas um gênero. Existem filmes de ficção científica que também são filmes de terror, ou comédia, paródia, romance, suspense, thriller, noir, faroeste...
Resolvi fazer um levantamento de alguns dos possíveis candidatos às dúvidas – levantamento aleatório, é claro, porque também são opiniões ou observações subjetivas. Como as próprias definições do gênero são bastante distintas, não existem linhas divisórias muito claras.
Entre esses filmes “dúbios”, certamente estão todos aqueles de espionagem, tanto os dos personagens mais famosos como James Bond, Flint e Matt Helm, quanto outros menos cotados que muitas vezes apresentam aparelhos supostamente futurísticos e vilões que tentam dominar o planeta. Nem me dei ao trabalho de incluí-los nessa listagem, porque são muitos e, quase sempre, seguem o mesmo roteiro, ainda que com qualidade de produção e execução bem distintas.
Alguns críticos também não consideram ficção científica os filmes na linha dos mundos perdidos – sobre os quais falamos amplamente no especial Mundos Perdidos, aqui mesmo no Vimana. Não inclui esses também porque são muitos e já foram comentados no citado especial.
Outra série de filmes que muitas vezes ficam entre uma ou outra classificação são os da linha “vingança da natureza”, que também foram amplamente comentados no especial Vingança da Natureza, aqui no Vimana, e, portanto, não aparecem nessa listagem. Vários filmes já foram comentados em outras matérias do site e, dessa forma, apenas indiquei os links.

Nessa época de discussões acaloradas, descabeladas e sem sentido, não é minha intenção provocar mais desses momentos ridículos, mas apenas comentar sobre alguns filmes – uns legais, outros sensacionais, e também vários pavorosos. E, é claro, cada pessoa vai ter sua própria lista e suas próprias dúvidas. E dividi, mais uma vez de forma subjetiva, em três grupos: os melhores; os menos conhecidos; e o resto. Bela divisão, ein? Certamente, algumas pessoas teriam divisões bem diferentes.
Enfim, aí estão eles, nas matérias a seguir. É só seguir os links abaixo.

OS MELHORES

OS MENOS CONHECIDOS

O RESTO