Artigos

INDICE

ESPECIAIS/VE FIM DO MUNDO

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data01/01/2001
fonte
Vimana Especial Fim do Mundo
Índice


GOSTAMOS DE UM APOCALIPSE
As produções da ficção científica – na literatura e no cinema – voltadas para o “fim do mundo” estão entre as mais utilizadas no gênero, atraindo uma legião de fãs.

O MUNDO INUNDADO
A água já destruiu muitas cidades e maquetes no cinema, mas poucas vezes surgiu como um dilúvio global, e é ainda mais rara na literatura de ficção científica.

DURANTE O FIM DO MUNDO
Hoje em dia, os livros e filmes em que a Terra é arrasada por uma guerra nuclear são mais raros, mas houve época em que representavam grande parte das produções do gênero.

O QUE FAZER DEPOIS DO FIM DO MUNDO?
A ficção científica apresentou inúmeras possibilidades para a reorganização da sociedade após o fim do mundo.

NOVOS FINAIS DE MUNDO
Conheça algumas das obras mais recentes abordando o final dos tempos e a reorganização da sociedade no planeta.

MUITO DEPOIS DO FIM
Algumas obras se destacam por apresentarem a vida na Terra milhares de anos após uma hecatombe, seja nuclear, seja de outra natureza.

O MUNDO DOMINADO PELAS PRAGAS
Apesar de o perigo nuclear ter dominado grande parte da produção do gênero, as pragas, de várias espécies, também tiveram papel importante na aniquilação da sociedade. E, em tempos mais recentes, elas têm se tornado ainda mais comuns, seja no cinema, seja na literatura.

DESTRUIÇÕES CÓSMICAS E TERRESTRES
As ameaças ao planeta podem vir do espaço, na forma de cometas ou meteoros que podem extinguir a vida, ou devido à insensatez dos malditos terráqueos.

O PERIGO VEM DO ESPAÇO, E DA TERRA
Mais objetos celestes chocando-se com nosso pobre planeta. E mais terráqueos insensatos, alucinados ou apenas imbecis.

OS FILHOTES DE MAD MAX
O mundo pós-apocalipse nunca mais foi o mesmo após Mad Max, ou mais exatamente, após Mad Max 2, que estabeleceu o padrão para os filmes do gênero.