Artigos

HELLO AMERICA

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data31/08/2020
fonte
Um dos grandes livros de J.G. Ballard, lidando com questões ecológicas e sociais de forma original.

O inglês J.G. Ballard é um dos principais nomes da ficção científica, ganhando destaque a partir dos anos 1960 como parte do que foi chamado de New Wave, a nova geração de escritores do gênero. Hello America, publicado em 1981, já havia sido publicado em Portugal em 1989, na Coleção Caminho FC, com o título Olá, América, e agora ganha edição no Brasil.
Alguns de seus melhores livros lidam com a destruição do planeta, em formas e graus variados, sempre com pontos de vista e abordagens originais. Foi assim com Cataclismo Solar, O Mundo de Cristal e Mundo em Chamas (ver mais sobre os livros também na matéria Destruições Cósmicas e Terrestres). E em Hello America ele retorna ao tema, apresentando os EUA do futuro, porém com uma visão crítica sobre a atualidade.
O livro começa com a chegada de um navio europeu à Manhattan do ano 2114. Ele partiu de uma Europa já cansada e esgotada, com problemas de energia, e carrega um grupo de novos colonos que desejam explorar a América, que já está abandonada há um século e é um completo mistério para os europeus. Tudo indica que os EUA foram abandonados às pressas devido a uma catástrofe natural que provocou um aumento da temperatura e propiciou o avanço do deserto, mas posteriormente fica-se sabendo de outras razões que levaram à catástrofe.
Quando chegam, os exploradores encontram os edifícios ainda intactos, porém vazios, e as ruas cobertas pela areia do deserto. Em sua jornada os europeus, todos descendentes de americanos, encontram grupos isolados viajando pelo deserto com camelos, e com estranhos nomes como GM, Xerox e Pepsodent, descendentes de antigos sobreviventes, e ficam sabendo da existência de tribos conhecidas como os Executivos, os Professores, os Burocratas, os Astronautas, os Gays e muitas mais, reminiscências da América de outros tempos. A cultura popular permanece na forma de mitos e lendas.
Lembrando o clima surrealista de O Mundo de Cristal, Ballard transforma a jornada em momentos alucinatórios, com elementos cada vez mais estranhos e surpreendentes sendo incorporados ao conhecimento dos exploradores.
Parece que a única cidade que ainda funciona, mais ou menos, é Las Vegas, que eles encontram totalmente iluminada e dominada pelo Presidente dos EUA, Charles Manson, um maníaco que se identifica com o antigo líder da seita de assassinos dos antigos EUA.
Hello America traz uma sequência de imagens delirantes e uma paródia e crítica constantes à sociedade de consumo norte-americana, e a ideia de que não é possível reconstruir uma nação ou uma sociedade qualquer a partir dos restos do passado. Especialmente se esse passado ameaça transformar qualquer tentativa de renascimento em outra forma de declínio ou morte.
Uma beleza de livro e, para quem ainda não o conhece, uma ótima oportunidade para entrar em contato com a obra de um dos grandes escritores de ficção científica em todos os tempos.


HELLO AMERICA (Hello America, 1981)
J.G. Ballard
Editora Rádio Londres
250 páginas