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As histórias mais loucas e sem sentido da FC

FILMES/Temas

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data27/11/2009
fonte
Filmes com histórias absurdas, extravagantes, alucinadas e sem pé nem cabeça
As histórias mais loucas e sem sentido dos filmes de FC

Geralmente, são filmes absurdos, extravagantes, alucinados, com roteiros muitas vezes sem pé nem cabeça.
Com alguma frequência, essas histórias também compõem os piores filmes, mas procuramos manter os piores em seu devido lugar, ou seja, na seção dos horrorosos mesmo. Ainda assim, alguns dos piores também estão aqui.



O PLANETA VERMELHO MARTE (Red Planet Mars)

EUA/ 1952 (UA)
Direção: Harry Horner
Produção: Anthony Veiller
Roteiro: Anthony Veiller/ John L. Balderston
Fotografia: Joseph Biroc
Com Peter Graves, Andrea King, Herbert Berghof, Marvin Miller, Morris Ankrum, Walter Sande, Willis Bouchey.
87m/ p&b
Um clássico entre os filmes anticomunistas da era McCarthy, chegando a ser tão exagerado e ridículo que dá vontade de rever sempre. Os vermelhos estão escondidos debaixo das camas, comendo criancinhas e sabe-se lá o que mais, quando o casal de cientistas Graves e King recebe mensagens de televisão vindas diretamente de Marte. Ficam sabendo que lá está instaurada uma utopia governada por nada mais nada menos que Deus em pessoa. O resultado mais imediato dessa revelação que é feita ao mundo é uma revolta de camponeses na Rússia, depondo o governo comunista e instaurando uma monarquia. O que uma coisa tem a ver com outra, não se sabe.

ZUMBIS DA ESTRATOSFERA (Zombies of the Stratosphere)

EUA/ 1952 (Republic)
Direção: Fred C. Brannon
Produção: Franklyn Adreon
Roteiro: Ronald Davidson
Fotografia: John MacBurnie
Efeitos especiais: Howard e Theodore Lydecker
Com Judd Holdren, Aline Towne, Lane Bradford, Leonard Nimoy, Wilson Wood, John Crawford, Stanley Waxman.
12 capítulos (384m)/ p&b
Holdren interpreta o comandante Cody, combatendo o vilão Bradford, um marciano ajudado por zumbis que pretende explodir a Terra utilizando-se de uma bomba-H. Além disso, quer deslocar o planeta Marte inteiro para a órbita da Terra. Não consegue. Leonard Nimoy, mais tarde conhecido internacionalmente como o senhor Spock de Jornada nas Estrelas, é um dos ajudantes do vilão. Em 1958, foi apresentada uma versão reduzida do seriado, com o título Satan's Satellites.

ESTRANHO ENCONTRO (The Twonky)
EUA/ 1953 (UA)
Direção e produção: Arch Oboler
Roteiro: Arch Oboler (história de Henry Kuttner, com pseudônimo Lewis Padgett)
Fotografia: Joseph Biroc
Música: Jack Meakin
Com Hans Conried, Billy Lynn, Gloria Blondell, Janet Warren, Ed Max, Al Jarvis.
72m/ p&b
Conried é um professor que detesta televisão, justamente o presente que ganha da esposa Warren e que modifica completamente sua vida. Na verdade, a televisão é um robô, e começa a fazer de tudo para ele, prestar-lhe todos os serviços possíveis, ao mesmo tempo em que tenta obter controle sobre ele. Mas Conried revolta-se contra a situação e consegue destruir o aparelho.

FIRE MAIDENS FROM OUTER SPACE
Inglaterra/ 1956 (Criterion)
Direção e roteiro: Cy Roth
Produção: George Fowler
Fotografia: Ian Struthers
Maquiagens especiais: Roy Ashton
Com Anthony Dexter, Susan Shaw, Paul Carpenter, Harry Fowler, Sydney Tafler, Owen Berry.
80m/ p&b
A nave espacial comandada por Dexter chega a uma das luas de Júpiter e encontra uma civilização de mulheres, descendentes diretas do continente perdido de Atlântida, com planos de retornar à Terra e reiniciar a civilização. Para atrapalhar seus planos surge um monstro assassino que. por sua vez, é morto pela tripulação da nave terrestre.
[Também entre os piores]

A ILHA DO PAVOR (Attack of the Crab Monsters)

EUA/ 1956 (Allied Artists)
Direção e produção: Roger Corman
Roteiro: Charles Griffiths
Fotografia: Floyd Crosby
Com Richard Garland, Pamela Duncan, Russell Johnson, Mel Welles, Leslie Bradley, Richard Cutting, Tony Miller
70m/ p&b
Um filme menor de Corman, apesar de ter alcançado sucesso financeiro. A ilha do título brasileiro é o local em que chega uma equipe à procura de cientistas desaparecidos, e o pavor que ela contém são caranguejos gigantes que comem a cabeça de suas vítimas, absorvendo-lhes o conhecimento e atraindo mais vítimas ao utilizarem as vozes dos mortos. Para completar, a ilha está afundando lentamente devido às escavações dos monstros. Eles possuem olhos humanos e, às vezes, é possível perceber os pés dos homens que os manejam. Corman já havia feito coisas melhores, e faria ainda mais.
[Também entre os piores]

MAN WITHOUT A BODY
Inglaterra/ 1956 (British Filmplays)
Direção: W. Lee Wilder/ Charles Sanders
Produção: Guido Coen
Roteiro: William Grote
Fotografia: Brendan Stafford
Música: Robert Elms
Com Robert Hutton, George Coulouris, Julia Arnall, Nadja Regin, Michael Golden, Kim Parker, Tony Quinn, Sheldon Lawrence, William Sherwood.
80m/ p&b
História delirante sobre um homem que pretende reviver a cabeça do profeta Nostradamus para ajudá-lo em seus negócios e, obviamente, conquistar muito poder. Ele consegue fazê-lo, e ainda adapta a cabeça revivida num corpo obtido por meios ilícitos. Deveria ser tão interessante saber como um personagem consegue bolar um plano desses quanto saber como os produtores tiveram a ideia de um filme tão ridículo.

O TEMPLO DO PAVOR (The Mole People)

EUA/ 1956 (U)
Direção: Virgil Vogel
Produção: William Alland
Roteiro: Laszlo Gorog
Fotografia: Ellis Carter
Efeitos especiais: Clifford Stine
Maquiagens especiais: Bud Westmore
Com John Agar, Cynthia Patrick, Hugh Beaumont, Alan Napier, Nestor Paiva, Robin Hughes, Phil Chambers.
77m/ p&b
Agar e Beaumont dirigem uma expedição à região da antiga Suméria, descem por uma caverna e encontram a raça subterrânea dos sumérios, albinos servidos por escravos semelhantes a toupeiras, que vivem ainda mais profundamente enterrados. Os da superfície são capturados pelos albinos, que praticam rituais com sacrifícios, Agar encontra uma mais bonitinha para se apaixonar e eles são salvos pela providencial revolta das toupeiras.

O ATAQUE VEM DO POLO (The Giant Claw)
EUA/ 1957 (Columbia)
Direção: Fred F. Sears
Produção: Sam Katzman
Roteiro: Samuel Newman/ Paul Gangelin
Fotografia: Benjamin H. Kline
Música: Mischa Bakeleinikoff
Com Jeff Morrow, Mara Corday, Morris Ankrum, Louis B. Merril, Edgar Barrier, Robert Shayne.
76m/ p&b
Não vem exatamente do pólo, mas de outro planeta. Trata-se de um pássaro gigantesco e um tanto ridículo, na verdade um boneco controlado como marionete. Possui um campo de força à sua volta, é radioativo e inicia sua destruição atacando um trem e os aviões da Força Aérea que vão combatê-lo sem êxito. Além de depositar um ovo no Canadá, destrói as Nações Unidas, até que a arma ideal para vencer seu campo de força é inventada.

FROM HELL IT CAME
EUA/ 1957 (Allied Artists)
Direção: Dan Milner
Produção: Jack Milner
Roteiro: Richard Bernstein
Fotografia: Brydon Baker
Com Tod Andrews, Tina Carver, Suzanne Ridgeway, Gregg Palmer, Robert Swan, Baynes Barron.
73m/ p&b
Terror, fantasia e um pouco de ficção científica, numa história complicada situada numa ilha do Pacífico, envolvendo grupo de cientistas e uma tribo local. Um homem é condenado à morte e jura vingança, que acaba sendo sua volta como um homem-árvore, mutação causada pela radiação de uma bomba nuclear que não explodiu. O cientista Andrews encarrega-se de eliminar o monstro, mas não antes dele realizar sua vingança. Mas o que um homem-árvore poderia fazer de tão ruim que um machado não resolvesse?

WOMANEATER
Inglaterra/ 1957 (Fortress Films)
Direção: Charles Saunders
Produção: Guido Coen
Roteiro: Brandon Fleming
Fotografia: Ernest Palmer
Com George Colouris, Vera Day, Joy Webster, Peter Wayn, Jimmy Vaughan, Sara Leighton, Joyce Grenfell, Maxwell Foster, Marpessa Dawn.
71m/ p&b
Moran (Colouris), um cientista louco, tem uma árvore carnívora com tentáculos que come mulheres, de preferência jovens. Em troca da comida, ela dá ao médico um líquido que traz os mortos de volta à vida. Quando ele ressuscita sua governanta, ela está louca e causa a costumeira conflagração que põe um fim a tudo.

MONSTRO SANGUINÁRIO (Monster on Campus)

EUA/ 1958 (U)
Direção: Jack Arnold
Produção: Joseph Gershenson
Roteiro: David Duncan
Fotografia: Russell Metty
Efeitos especiais: Clifford Stine
Música: Joseph Gershenson
Com Arthur Franz, Joanna Moore, Judson Pratt, Nancy Walters, Troy Donahue, Eddie Parker, Helen Wescott, Phil Harvey.
77m/ p&b
O filme mais fraco de Arnold, com uma história idiota. Franz é um professor de colégio que está realizando experiências com um peixe pré-histórico. Primeiro, uma mosca morde o bicho e transforma-se num inseto gigantesco, e depois o próprio professor acaba fumando o peixe, quando um pedaço dele entra em seu cachimbo. Ele se transforma num homem macaco pré-histórico. Deveria tomar cuidado com o que fuma.

A MULHER VESPA (The Wasp Woman)

EUA/ 1959 (Allied Artists)
Direção e produção: Roger Corman
Roteiro: Leo Gordon (história de Kinta Zertuche)
Fotografia: Harry Newman
Música: Fred Katz
Com Susan Cabot, Fred Eisley, Barbara Morris, Michael Marks, William Roerick, Frank Gerstle, Bruno Ve Sota
73m/ p&b
Cabot administra uma empresa de cosméticos e decide tentar de qualquer maneira o rejuvenescimento, que o cientista Marks consegue pela utilização de enzimas de vespas. Ela rejuvenesce, mas como seria de se esperar nessa época difícil, à noite transforma-se num monstro, meio-mulher meio-vespa, assassinando pessoas. Morre quando salta de uma janela e descobre que não pode voar.
(Fantasy Music)

THEY SAVED HITLER'S BRAIN

EUA/ 1963 (Crown International)
Direção: David Bradley
Produção: Carl Edwards
Roteiro: Richard Miles/ Steve Bennett
Com John Holland, Walter Stocker, Nestor Paiva, Audrey Caire, Carlos Rivas, Dani Lynn, Marshall Reed.
74m/ p&b
Outros títulos: "Madmen of Mandoras".
Uma história absurda aproveitando trechos de diversos filmes. Um grupo mantém a cabeça de Hitler viva e dando ordens, numa ilha do Caribe. Os novos nazistas pretendem encontrar um corpo para o chefe e novamente iniciar a conquista do planeta. Até há algum tempo ainda se encontrava uma cópia em vídeo no Brasil, na época em que as cópias piratas rolavam soltas. O filme é muito ruim, mas não deixa de ser engraçado.
[Também entre os piores]

FURANKENSHUTAIN TAI BARAGON

Japão/ 1965 (TOHO)
Direção: Inoshiro Honda
Produção: Tomoyuki Tanaka
Roteiro: Kaoru Mabuchi
Fotografia: Hajime Koizumi
Efeitos especiais: Eiji Tsuburaya
Com Tadao Takashima, Nick Adams, Kumi Mizuno, Yoshio Tsuchiya, Takashi Shimura.
95m/ c
Outros títulos: "Frankenstein Conquers the World"; "Frankenstein Versus the Giant Devil Fish"; "Frankenstein and the Giant Lizard".
Os japoneses vão além do limite, apresentando um garoto que come o coração do monstro de Frankenstein, enviado numa caixa para o Japão pelos nazistas e exposto à radiação da bomba de Hiroxima. O jovem se transforma num ser gigantesco e entra em choque com o monstro Barugon, que estava de passagem por lá. Como assim?

JESSE JAMES CONTRA A FILHA DE FRANKENSTEIN (Jesse James Meets Frankenstein's Daughter)

EUA/ 1966 (Embassy)
Direção: William Beaudine
Produção: Carroll Case
Roteiro: Carl K. Hittleman
Fotografia: Lothrop Worth
Com John Lupton, Carl Bolder, Narda Onyx, Steven Geray, Raymond Barnes, Jim Davis, Nestor Paiva.
82m/ c
O diretor Beaudine começou no cinema em 1909, trabalhando para D.W. Griffith, e realizou posteriormente mais de 150 filmes, geralmente produções "B" ou "Z". Ao que se sabe, este foi seu último filme, e bem fraco, apesar de ter adquirido um certo status nos EUA, de tão ruim. A neta de Frankenstein vive no México e realiza um transplante de cérebro no parceiro de Jesse James, chamando-o de Igor.
(VHS/ Globo)

MORTE NO GELO (Frozen Dead)

Inglaterra/EUA/ 1966 (Goldstar Prods./Seven Arts/WB)
Direção, produção e roteiro: Herbert J.Leder
Fotografia: David Boulton
Música: Don Banks
Com Dana Andrews, Anna Palk, Philip Gilbert, Kathleen Breck, Karel Stepanek, Alan Tilvern, Tom Chatto.
95m/ c
Dana Andrews é o cientista que trabalha com suspensão animada, mantendo em seu laboratório dezenas de corpos congelados de nazistas, equilibrados entre a vida e a morte desde a 2ª Guerra, os quais pretende reviver. Seu maior problema é que seus cérebros não funcionam como deveriam. Como se funcionassem antes. A cabeça de uma jovem é mantida viva pelo assistente que a matou, e é ela que avisa os americanos do que está acontecendo, após desenvolver capacidades telepáticas, como costuma ocorrer com todas as cabeças mantidas vivas em laboratórios. Além dos corpos mantidos inteiros, paredes contendo braços vivos e outras partes de corpos podem ser vistas no laboratório. Um delírio, meio fora de época, mas ainda assim (ou talvez por isso mesmo), divertido.

BATALHA EMBAIXO DA TERRA (Battle Beneath the Earth)
Inglaterra 1967 (Reynolds Vetter Productions)
Direção: Montgomery Tully
Produção: Charles Reynolds
Roteiro: L.Z. Hargreaves
Fotografia: Kenneth Talbot
Efeitos especiais: Tom Howard
Com Kerwin Matthews, Viviane Ventura, Robert Ayres, Peter Arne, Martin Benson.
91m/ c
A paranoia anticomunista dos anos 50 transportada para o final dos 60, e totalmente sem sentido. Os chineses pretendem tomar conta do mundo e, simplesmente, constroem um túnel por baixo do oceano Pacífico, em direção a Califórnia. Algo bem simples. Mas os americanos não dormem no ponto e, por um vulcão extinto, também vão para baixo da Terra brigar com os invasores. Faz sentido... para alguém.

A LOUCA MISSÃO DO DR. SCHAEFFER (The President's Analyst)
EUA/ 1967 (Par)
Direção e roteiro: Theodore J. Flicker
Produção: Stanley Rubin
Fotografia: William A. Fraker
Efeitos especiais: Westheimer Co.
Música: Lalo Schifrin
Com James Coburn, Godfrey Cambridge, Severn Darden, Joan Delaney, Pat Harrington, Barry McGuire, Will Geer, Arte Johnson.
104m/ c
Um filme estranho e divertido, com Coburn interpretando o psicanalista do presidente dos EUA. Como muitas pessoas querem saber o que se passa na cabeça do chefe da nação, ele tem seu telefone grampeado e é perseguido por agentes americanos, soviéticos e chineses. Ao final, descobre que quem realmente dirige o país é a Companhia Telefônica, que se utiliza de robôs e pretende dominar o mundo implantando telefones em miniatura no cérebro de cada ser humano.

VIOLÊNCIA NAS RUAS (Wild in the Streets)
EUA/ 1968 (AIP)
Direção: Barry Shear
Produção: James H. Nicholson/ Samuel Z. Arkoff
Roteiro: Robert Thom
Fotografia: Richard Moore
Música: Les Baxter
Com Christopher Jones, Shelley Winters, Diane Varsi, Hal Holbrook, Millie Perkins, Richard Pryor, Bert Freed, Larry Bishop.
96m/ c
Num futuro próximo, 50% da população da América tem menos de 25 anos, sendo instituído o voto aos maiores de 14. Um cantor famoso é eleito presidente e resolve afastar da sociedade as pessoas com mais de 35 anos, sendo colocados em asilos que, na verdade, são campos de concentração, onde recebem doses maciças de LSD. Ao final, os jovens de 10 anos elaboram sua própria revolução.
(VHS/ Globo)

THE BED SITTING ROOM
Inglaterra/ 1969 (Oscar Lewenstein Prods.)
Direção e produção: Richard Lester
Roteiro: John Antrobus/ Charles Wood (do livro de Spike Milligan e John Antrobus)
Fotografia: David Watkin
Efeitos especiais: Phil Stokes
Música: Ken Thorne
Com Ralph Richardson, Rita Tushingham, Michael Hordern, Arthur Lowe, Mona Washbourne, Spike Milligan, Dudley Moore, Peter Cook, Marty Feldman. Harry Secombe.
91m/ c
Uma comédia surrealista explorando o mundo surgido após a Terceira Guerra Mundial. A radiação faz com que as pessoas se transformem em objetos absurdos como um quarto, armários ou um papagaio, enquanto uma garota fica grávida durante 17 meses. Um homem procura gerar energia suficiente num moinho para iniciar a reconstrução da Inglaterra. Richard Lester já havia alcançado grande sucesso e reconhecimento com os filmes dos Beatles, em 1964 e 1965 (Os Reis do Iê-Iê-Iê e Help) e mais o sensacional A Bossa da Conquista...E Como Consegui-la, de 65.

LATITUDE ZERO (Ido Zero Daisakusen)
Japão/ 1969 (Toho)
Direção: Inoshiro Honda
Produção: Tomoyuki Tanaka
Roteiro: Shinichi Sekizawa/ Ted Sherdeman
Fotografia: Taiichi Kankura
Efeitos especiais: Eiji Tsuburaya
Música: Akira Ifukube
Com Joseph Cotten, Cesar Romero, Akira Takarada, Richard Jaeckel, Masumi Okada, Patricia Medina.
106m/ c
Oceanógrafos, físicos, jornalistas e outros cientistas estão reunidos com o capitão do submarino Alpha (Cotten) numa cidade submarina, enquanto o vilão Cesar Romero tenta destruí-los. Ele se utiliza de suas próprias criações, como um leão voador, ratos gigantes e homens morcegos. Uma fantasia delirante de Honda e um final de carreira estranho para Cotten.
(VHS/ WR)

MENSAGEM DO ESPAÇO (Uchu Kara No Messeji)
Japão/ 1978 (Toei/Tohokushinsha Eiga)
Direção: Kinji Fukasaku
Produção: Banjiro Vemura/ Yoshinoru Watanabe/ Tan Takaiwa/ Ryo Hirayama/ Yusuke Okada/ Simon Tse/ Naoyuki Sugimoto/ Akira Ito
Roteiro: Hiro Matsuda
Fotografia: Toro Nakajima
Efeitos especiais: Nobuo Yajima/ Masahiro Noda/ Shotaro Ishinori/ Minoru Nakano/ Noboru Takanashi
Música: Kenichiro Morioka
Com Vic Morrow, Shinichi Shiba, Philip Casnoff, Peggy Lee Brenan, Sue Shiomi, Tetsuro Tamba, Mikio Narita, Makoto Sato.
105m/ c
Outros títulos: "Message From Space".
Cópia descarada de Guerra nas Estrelas. O planeta Jilluca (ou Gelusia) é atacado por um império representante do Mal. Seus habitantes enviam ao espaço oito nozes – sim, nozes – mágicas, que vão procurar oito heróis para salvar o povo da escravidão. Encontram-nos e, depois de muitas dificuldades, conseguem atingir seu objetivo. Algumas cenas são tão parecidas às de Guerra nas Estrelas que chegam a ser engraçadas. Além de muitos efeitos especiais e naves zumbindo pelo espaço, um ponto de destaque é a nave espacial do planeta Gelusia, que é simplesmente uma caravela; e o mais engraçado, uma nave policial que se desloca pelo espaço interestelar tocando uma sirene. Só como curiosidade mesmo. Fukasaku é aquele de Tora!Tora!Tora!
(VHS/ Transvideo)

LIQUID SKY (Liquid Sky)

EUA/ 1982 (Z Films Inc.)
Direção e produção: Slava Tsukerman
Roteiro: Slava Tsukerman/ Nina Kerova/ Anne Carlisle
Fotografia e efeitos especiais: Yuri Neyman
Música: Slava Tsukerman/ Brenda I. Hutchinson/ Clive Smith
Com Anne Carlisle, Paula Sheppard, Bob Brady, Susan Doukas, Otto von Wernherr, Elaine C. Grove, Stanley Knap, Lloyd Ziff.
118m/ c
Um filme interessante do diretor russo radicado em Nova York. Um minúsculo disco voador aterrisa no teto do apartamento de cobertura de uma modelo (Carlisle). Sem que ela saiba, eles a utilizam para satisfazer suas necessidades. O ser (ou seres, já que jamais são mostrados) precisam de uma substância semelhante à heroína, que é encontrada no cérebro humano no momento do orgasmo. Dessa forma, todas as pessoas com quem Carlisle tem relações, morrem. Posteriormente, ela toma conhecimento da existência do objeto, relacionando-o com sua necessidade de fantasia e de encontrar um sentido maior em sua vida vazia. Cenários muito estranhos, clima new wave e música idem.
(VHS/ Videocast)

DIA DAS BRUXAS 3 (Halloween III: Season of the Witch)
EUA/ 1983 (Dino de Laurentiis)
Direção e roteiro: Tommy Lee Wallace
Produção: Debra Hill/ John Carpenter
Fotografia: Dean Cundey
Efeitos especiais: Jon G. Belyeu
Com Tom Atkins, Stacey Nelkin, Dan O'Herlihy, Ralph Strait, Michael Currie.
98m/ c
Esse Halloween não tem nada a ver com as histórias dos antecedentes, tendo sido massacrado pela crítica pelo absurdo do enredo, que é justamente o que o torna extremamente interessante, misturando misticismo, rituais pagãos, fc e a utilização dos meios de comunicação como forma de dominação. Apresenta um misto de empresário, cientista e sacerdote celta que prepara uma grande surpresa para as criancinhas da América, no dia das bruxas. Vende máscaras especialmente tratadas que, no dia fatal, emitirão raios que tornarão suas cabecinhas americanas um ninho de cobras e lagartos, através de um sinal emitido pelas emissoras de televisão. Tudo isso preparado com uma campanha publicitária massacrante. Um pai descobre parte da trama e vai até a fábrica do loucão tentar impedir que o mal seja feito. Consegue matar o sujeito, destruir a fábrica, mas não consegue impedir a transmissão dos sinais pela TV. Um filme muito interessante, com alguns problemas na elaboração do roteiro, mas divertidíssimo.
(LW Editora)

O PODER DA MENTE (Blue Flame)
EUA/ 1983 (Merton Shapiro)
Direção e roteiro: Cassian Elwes
Produção: Stephan Bataillard
Fotografia: Daniele Massaccesi
Música: Tyler Bates/George Andrian
Com Brian Wimmer, Kerri Green, Jad Magher, Melissa Behr, Ian Buchanan, Joel Brooks, Charley Hayward, Bari K. Willerford, Kyle Buckley, Cecilia Peck.
90m/ c
Existem os filmes com enredos confusos e aqueles simplesmente incompreensíveis. Este está no segundo caso. Envolve aliens ou pessoas que sofreram intervenção genética, poderes mentais, dobras no tempo e muito mais, sem qualquer objetivo. Não se sabe o que os produtores desejavam.
(VHS/ Taurus)

CONDIÇÃO DE DEFESA (Defcon-4)
Canadá/ 1984 (New World Pic.)
Direção: Paul Donovan
Produção: Michael Donovan/ Paul Donovan/ Maura O'Connell
Fotografia: Douglas Connel/ Les Krizan
Efeitos especiais: Keith Currie/
Efeitos visuais: Gulzar Keshaujee
Música: Chris Young
Com Lenore Zann, Maury Chaykin, Kevin King, John Walsh, Tim Choate.
85m/ c
Outros títulos: "Depois do Fim do Mundo".
Não é possível saber se o que se tentou fazer foi uma crítica aos terríveis filmes pós-apocalípticos que inundaram o cinema nos anos 80, ou se é um péssimo filme pós-apocalíptico, com um roteiro sem qualquer noção de tempo. Astronautas vêem a Terra ser destruída por armas nucleares e, quando retornam, encontram um mundo impossível de ter sido reconstruído em tão pouco tempo, com grupos organizados de sobreviventes e até mesmo mutantes, com seus próprios mitos e lendas sobre os "velhos tempos" da Terra. Paul Donovan dirigiu e escreveu alguns episódios do interessante seriado Lexx.
(VHS/ Transvideo)

REPO MAN, A ONDA PUNK (Repo Man)

EUA/ 1984 (Edge City Prod./ADN Associates Ltd)
Direção e roteiro: Alex Cox
Produção: Jonathan Wacks/ Peter McCarthy
Fotografia: Robby Muller
Efeitos especiais: Robby Knott/ Roger George
Com Harry Dean Stanton, Emilio Estevez, Olivia Barash, Tracey Walter, Susan Barnes, Fox Harris, Del Zamora, Eddie Velez.
92m/ c
Um filme absolutamente alucinado e divertido, com um enredo que mistura de tudo: punks, cientistas loucos, agentes do governo, fanáticos por OVNIs, com situações absurdas e repletas de clichês levadas ao extremo. Estevez é o repo man, retirando de circulação os carros dos caloteiros, e se envolvendo com um cientista lobotomizado que carrega no porta-malas de seu carro os corpos de aliens mortos e radioativos, sendo perseguido pelos agentes do governo que desejam reavê-los. Um final absurdo e engraçado, ridicularizando as grandes produções na linha das guerras espaciais. Diversão certa, e muito rock na trilha sonora com Iggy Pop, Black Flag, Suicidal Tendencies e outros.
(Universal)

A COISA (The Stuff)
EUA/ 1985 (Larco/New World Pictures)
Direção e roteiro: Larry Cohen
Produção: Paul Kurta
Fotografia: Paul Glickman
Efeitos visuais: Dave Allen/ Jim Doyle
Efeitos especiais: Steve Neill, Rick Stratton e Ed French
Música: Anthony Guefen
Com Michael Moriarty, Andrea Marcovicci, Garrett Morris, Paul Sorvino, Danny Aiello, Patrick O'Neal, Scott Bloom.
93m/ c
De repente, começa a jorrar de dentro da Terra um material muito estranho, branco, cremoso e com um sabor delicioso. Rapidamente, uma companhia se aproveita para comercializá-lo com o nome The Stuff, "a coisa". Ninguém consegue deixar de comê-lo após ter experimentado. Viciam-se e, de certa forma, se transformam no que comem. Moriarty interpreta um agente de investigação industrial que tenta descobrir o que está acontecendo, uma vez que ninguém sabe o que The Stuff contém ou como surgiu. Cohen consegue mais uma vez atacar a sociedade de consumo, realizando grande número de piadas e jogos de palavras. O filme foi mal recebido pela crítica, principalmente no Brasil, geralmente sendo encarado como apenas mais um exercício de paranoia. O diretor realmente não dispensa esse ingrediente, mas leva o filme com muito bom humor.
(Editora NBO)

MANDROID, O EXTERMINADOR (The Eliminators)
EUA/ 1986 (Empire)
Direção: Peter Manoogian
Produção: Charles Band
Roteiro: Paul De Meo e Danny Bilson
Fotografia: Mac Ahlberg
Efeitos e maquiagens especiais: John Buechler e Mechanical and Makeup Imageries Inc.
Música: Bob Summers
Com Andrew Prine, Denise Crosby, Patrick Reynolds, Conan Lee, Roy Dotrice.
96m/ c
Outros títulos: "Os Eliminadores".
História muito confusa sobre cientista que se supunha morto, e que constrói um "mandróide", homem-andróide, e o envia numa viagem no tempo para testar sua máquina. Depois, manda destruí-lo, mas ele foge e reúne uma estranha companhia à sua volta, para novamente encontrar o cientista, que por sua vez pretende retornar no tempo e, com seus conhecimentos científicos superiores, controlar o mundo. Eles conseguem mandá-lo para milhões de anos antes do ser humano surgir no planeta. Se é que alguém entendeu alguma coisa.
(VHS/ Abril/Fox)

PALHAÇOS ASSASSINOS (Killer Klowns From Outer Space)

EUA/ 1988 (Sarlui/Diamond/Transworld Entertainment)
Direção: Stephen Chiodo
Produção e roteiro: Stephen, Edward e Charlie Chiodo
Fotografia: Alfred Taylor
Efeitos especiais: Stephen, Edward e Charlie Chiodo, Fantasy II Film Effects, Mark Sullivan, Gene Rizzardi, Philip Foreman, Dwight Roberts, Derrick De Voe
Música: John Massari
Com Suzanne Snyder, Grant Cramer, John Allen Nelson, Royal Dano, John Vernon.
88m/ c
Outros títulos: "O Ataque dos Bozos Assassinos".
Um filme que ganhou muitos admiradores nos EUA e foi exibido na mostra trash no RJ e SP, com o título O Ataque dos Bozos Assassinos. Os palhaços ou bozos do título são alienígenas vestidos como tais, que possuem uma nave espacial que, por fora, é igual a uma tenda de circo e, por dentro, é gigantesca. Eles chegam à Terra para trazer problemas à humanidade. São combatidos por um grupo de jovens que descobrem a verdade, num estilo típico dos filmes de fc dos anos 1950. Realizado com um orçamento pequeno, mas mesmo assim bem mais interessante e divertido do que muitas superproduções. Os cenários são ótimos, sempre com motivos de circos e palhaços. As armas dos palhaços são pipocas, algodão doce e coisas do gênero.
(VHS/ Alvorada)

GODZILA CONTRA KING GUIDORA (Godzilla Versus King Ghidorah)
Japão/ 1991 (Toho)
Direção e roteiro: Kazuki Omori
Produção: Shogo Tomiyama
Fotografia: Yoshinori Sekiguchi
Música: Akira Ifukube
Efeitos visuais: Tetzuo Osawa
Efeitos especiais: Koichi Kawakita
Com Anna Nakagawa, Kosuke Toyohara, Megumi Odaka, Kiwako Harada, Shoji Kabayashi, Koichi Ueda, Masahiko Sasaki, Chuck Wilson, Richard Berger, Robert Scott, Tokuma Nishioka, Yoshio Tsuchiya.
101m/ c
Outros títulos: "Godzilla Contra o Monstro do Mal".
Que saudades de Inoshiro Honda! Diziam que fazia filmes B, mas pelo menos tinham alguma coisa de interessante, o que absolutamente não acontece nesse renascimento anos 1990 de Godzila e do monstro de três cabeças Ghidorah (Ghidrah), ou Guidora, na versão brasileira. Mas uma coisa podemos dizer: quando os japoneses resolvem fazer um roteiro complicado, ininteligível, repleto de clichês e praticamente impossível de acompanhar, eles conseguem fazer isso como ninguém. Os monstrengos são ridículos. Nos anos 1950, eram aceitáveis; hoje em dia, são absurdamente mal feitos. Seres humanos do século 23 vão ao século 20, inventam uma história complicada com relação a Godzila, que irá destruir o Japão. Então retornam aos anos 1940/50, eliminam o monstro e deixam crias de drados (sic), que se transformam em Ghidorah após uma explosão nuclear. Mas Godzila reaparece, elimina Ghidorah e, mais uma vez, ataca a maquete de Tóquio, até que os homens maus do futuro (sim, eles são maus) são atacados; Ghidorah renasce, ou é trazido do passado. Enfim, uma zona! As mensagens políticas não poderiam ser mais claras. Esse grupo do futuro estava tentando impedir que, no século 21, o Japão se tornasse a maior potência do mundo, suplantando os EUA e demais, e comprando países e continentes inteiros, como a América do Sul e África. Como se já não tivéssemos problemas de sobra. Um filme fedorento. (Continental)

OS DONOS DO AMANHÃ (Class of 1999 II – The Substitute)
EUA/ 1993 (Cinetel Films/School’s Out Prod.)
Direção: Spiro Razatos
Produção: Russell Markowitz
Roteiro: Mark Sevi
Fotografia: Dean Lent
Efeitos especiais: Ron Trost
Música: Andrew Keresztes
Com Sasha Mitchell, Nick Cassavetes, Caitlin Dulany, Jack Knight, Gregory West, Rick Hill.
90m/ c
Outros títulos: "Os Donos do Amanhã – A Lição Final".
A confusão se estabelece nos títulos nacionais. Este filme é continuação de A Guerra dos Donos do Amanhã (Class of 1999), dirigido por Mark Lester, em 1989, que por sua vez é uma continuação do filme do próprio Lester chamado Os Donos do Amanhã (Class of 1984). Portanto, caminha-se para o futuro, mas os títulos caminham de volta às origens. Aqui, imagina-se um cenário futuro em que as gangues mandam numa escola, algo já comum no cinema americano da época. No filme anterior, androides professores haviam sido destacados para uma escola com o objetivo de enfrentar a violência dos alunos. Agora, aparentemente, um androide sobrou da destruição e, mais uma vez, se apresenta numa escola e começa a matar os alunos violentos. Mas não é possível entender o final. O suposto androide é perseguido por um sujeito que, afinal, diz que ele não é androide coisa nenhuma. Ele é destruído e outra professora toma seu lugar, passando a agir como se ela fosse uma androide. Vai entender. Uma perda total de tempo.
(VHS/ Mundial)