Livros

Feitiço da Ilha do Pavão, O – 1997, João Ubaldo Ribeiro. Nova Fronteira, 323 páginas.

Considerado um dos melhores livros do autor. A história situa-se numa ilha imaginária, a ilha do título, no litoral baiano, onde se estabelece uma estranha sociedade em que o poder da coroa portuguesa não tem efeito, e todos vivem em liberdade, inclusive negros e índios.
Num determinado ponto da ilha também existe uma espécie de abertura no tempo, encontrada por um dos moradores mais respeitados, justamente aquele que foi responsável pela situação de liberdade e igualdade instaladas na ilha. Junto com amigos, ele descobre que, pela abertura, é possível atravessar para outra dimensão e, cada vez que o faz, modifica o futuro possível para a ilha. No momento em que alguns poderosos do local tentam reverter a situação e instalar novamente uma sociedade não igualitária, ele e seus amigos modificam o futuro várias vezes até chegar em um em que a situação é mais favorável.
Uma obra repleta de bom humor e personagens fantásticos, com uma linguagem riquíssima, característica da obra de João Ubaldo. Imperdível.