Livros

Parque dos Dinossauros (Jurassic Park) – 1991, Michael Crichton. Best Seller, 473 páginas.

Publicado também pela L&PM (2009). Um dos bons livros de fc de Michael Crichton, que vinha de um trabalho fraco com Esfera.
Especulando em torno de um dos assuntos mais polêmicos da atualidade, a engenharia genética, a história segue os esforços de um empresário riquíssimo para reconstruir, e com sucesso, dinossauros e outros seres do período jurássico, confinando-os numa ilha na Costa Rica. Mantendo os animais isolados por um esquema de segurança que se julga perfeito, transforma o local numa espécie de parque turístico e, pouco antes de tornar o feito conhecido de todo o mundo e abrir o parque ao público, um grupo de especialistas faz uma inspeção no local. Só que o que se julgava perfeito começa a apresentar uma série de problemas, a começar pelo sistema de reprodução dos animais, que deveriam ser todos fêmeas e estéreis, mas que alteram sua estrutura para procriar. Quando o sistema todo cai por terra, com as enormes cercas eletrificadas perdendo sua força, os animais começam a se misturar e atacar os humanos da ilha, causando verdadeiro pavor, enquanto alguns dos cientistas fazem o possível para remediar a situação.
Uma aventura tensa, bem desenvolvida, e com discussões interessantes a respeito da manipulação genética e da forma como os progressos da ciência nesse campo estão sendo realizados sem controle, a cargo de empresas privadas e sem grandes preocupações com segurança e equilíbrio ecológico.
Foi filmado por Steven Spielberg em 1993, com o mesmo título, e tornou-se um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Boa diversão.