Livros

Odd Thomas (Odd Thomas) – 2003, Dean Koontz. Editora Record (2009), 448 páginas.

O primeiro de, até agora, quatro livros na série com o personagem Odd Thomas, um jovem de 20 anos vivendo na pequena cidade de Pico Mundo, na Califórnia. Ele tem uma capacidade única de ver alguns mortos. Não apenas os vê, mas eles se aproximam dele, querendo sua ajuda, ainda que não possam se comunicar com ele por meio de palavras. Odd é constantemente acompanhado pelo fantasma de Elvis Presley que, por alguma razão misteriosa, gosta de aparecer na cidade e andar de carro com Odd. O jovem é apaixonado por Stormy Llewellyn, igualmente apaixonada por ele e uma das poucas pessoas na cidade que conhecem sua “capacidade”. Outro que sabe é o chefe de polícia, uma vez que Odd ajudou-o várias vezes a resolver crimes difíceis e, geralmente, hediondos, como o que resolve na manhã em que se inicia a história. Uma pequena garota se aproxima dele, um fantasma, que o leva na direção de um ex-colega de classe, na verdade um assassino e violador de crianças.
Um dos pontos mais interessantes do livro, e o que o tornou mais um best-seller de Dean Koontz, é a narrativa na primeira pessoa, com o próprio Odd não apenas revelando suas estranhas qualidades – mais estranhas que o seu nome – mas uma mente aguçada, inteligente e irônica, apesar das situações que enfrenta.
Odd também consegue enxergar os seres que, na falta de melhor nome, passou a chamar de bodachs, formas negras que se esgueiram pela cidade, esperando algum tipo de situação violenta, com as quais parecem se alimentar, de alguma forma. E as coisas começam a se complicar quando a quantidade de bodachs na cidade aumenta para dezenas, e depois centenas e milhares. Odd sabe que alguma coisa muito grave vai acontecer, e tenta impedir os acontecimentos.
Um livro delicioso, com observações muito bem trabalhadas do personagem central, e com personagens paralelos interessantíssimos. Provavelmente, um dos melhores, senão o melhor livro de Dean Koontz.
Na tradução e publicação brasileira, o problema parece estar na revisão do texto, com erros insistentes em algumas frases. O descaso no tratamento dado ao texto chega ao ponto de um capítulo iniciar com o texto da primeira página inteira repetindo o texto do capítulo anterior.