Livros

Artemis Fowl – O Paradoxo do Tempo (Artemis Fowl: The Time Paradox) – Eoin Colfer, 2008. Ed. Record (2009), 415 páginas.

O sexto livro na série com o jovem prodígio Artemis Fowl (os anteriores foram: O Menino Prodígio do Crime; Uma Aventura no Ártico; O Código Eterno; A Vingança de Opala e A Colônia Perdida). As histórias misturam ficção científica e fantasia, com muito humor e boas ideias. Artemis é o herdeiro de uma família rica da Irlanda, com um histórico de ações criminosas, ainda que posteriormente sua mãe tenha levado seu pai para o bom caminho, para ajudar a salvar o mundo da degradação ambiental. O próprio personagem central, o adolescente Artemis, transforma-se ao longo da série, e neste sexto volume começa a questionar mais seriamente algumas de suas ações no passado, especialmente porque viaja no tempo e vê a si mesmo mais jovem, irritando-se consigo mesmo, pelo que era e pela forma como agia.
Em sua viagem ao passado, Artemis tem mais uma vez a companhia da capitã Holly Short, do povo das fadas, uma civilização subterrânea que engloba inúmeros seres como elfos, duendes, centauros, anões e alguns demônios, entre outros, e que possue uma tecnologia muito mais avançada do que a dos humanos. Mais uma vez, a engenhosidade de Artemis Fowl é colocada à prova, tendo de enfrentar sua mais terrível rival, além de ter de tentar vencer a si mesmo mais jovem. E como está em fase de crescimento, Artemis vislumbra a possibilidade de uma alteração em seu relacionamento com Holly Short.
[Ler entrevista com Eoin Colfer, O Mestre do Crime, em livros/entrevistas]