JORNADA NAS ESTRELAS (Star Trek)

Série de TV

país/anoEUA 1966/69
Estúdio/produçãoNorway Production/ Paramount Television/ Desilu Prod.
criaçãoGene Roddenberry
produtorGene L. Coon/ John Meredyth Lucas/ Fred Freiberger.
fotografiaGerald Perry Finnerman/ Al Francis
músicaAlexander Courage/ Gerald Fried/ Fred Steiner
efeitos especiaisDavid LaFountaine/ Chris Tezber/ Jena Huynh. EE: Howard Anderson Company/ Westheimer Company/ Film Effects of Hollywood/ James Rugg. MQ: Fred Phillips
elencoWilliam Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, Nichelle Nichols, James Doohan, George Takei, Walter Koenig, Majel Barret, Eddie Paskey, Bill Blackburn, Frank da Vinci.
duraçãoEpisódios de 50m
corcor
DVD/ Paramount

E eis "O" seriado, provavelmente o que conquistou o maior número de fãs e os mais fanáticos da história da TV. Frequentemente, é tido como o mais trabalhado, fantástico e mágico de todos na linha FC. Os efeitos especiais são ótimos (para a época), os cenários também, os personagens desenvolvidos com exatidão, e as histórias nas mãos de grandes nomes da FC como Richard Matheson, Robert Bloch, Theodore Sturgeon, Frederic Brown, Harlan Ellison, Jerome Bixby, David Gerrold, Norman Spinrad, além dos colaboradores constantes, como o próprio Roddenberry e D.C.Fontana. Apresenta a nave estelar Enterprise, que tem uma missão de cinco anos explorando e procurando novas formas de vida nos confins da galáxia, liderada pelo comandante Kirk (Shatner), que é auxiliado pelo vulcano Spock (Nimoy), o dr. McCoy (Kelley), a tenente Uhura (Nichols), o engenheiro Scotty (Doohan), o tenente Sulu (Takei) e Chekov (Koenig). Em suas viagens, encontram mundos conhecidos e desconhecidos, tentando manter contato amigável e resolver os problemas que se apresentam, além dos próprios problemas internos da tripulação. Spock, com sua lógica implacável e frieza de sentimentos, às vezes transformados em tiradas cínicas e engraçadas, dominou grande parte do seriado, mas o personagem Kirk foi muito bem desenvolvido, assim como o do dr. McCoy, que ficava louco com as reações de Spock. Nos EUA, o seriado tem reapresentações constantes. No Brasil, nem tanto. Anos após o término oficial da série, os fãs ainda exigiam reapresentações, e o sucesso resultou na série de longas-metragens e em novos seriados. Jornada nas Estrelas continua sendo ainda hoje um grande seriado.