MILLENNIUM (Millennium)

Série de TV

país/anoEUA 1997
Estúdio/produção20th Century Fox Television/ Tem Thirteen Prod.
criaçãoChris Carter
fotografiaRobert McLachlan
músicaMark Snow
efeitos especiaisArea 51/ Rainmaker Digital Pictures. MQ: Lindala Make-up Effects
elencoLance Henriksen, Megan Gallagher, Terry O'Quinn, Brittany Tiplady, Klea Scott, .
duraçãoEpisódios de 45m
corcor
DVD/ Fox

Seguindo o sucesso de Arquivo X, seu criador, Chris Carter, embarcou no projeto de Millennium, em tons ainda mais sombrios. As histórias referem-se às investigações de assassinatos realizadas por Frank Black (Henriksen). Ex-agente do FBI, ele é contratado por um grupo secreto chamado Millenium, que combate as forças do Mal que estão agindo no planeta. Ele possui uma capacidade única de colocar-se dentro da mente do assassino e, dessa forma, consegue chegar com mais facilidade ao desfecho das histórias.


Lance Henriksen e Klea Scott, em Millennium (20th Century-Fox Television).

Assim como fez com Arquivo X, Carter elaborou o chamado "arco de histórias" que compõem o centro do enredo, envolvendo a ação do grupo Millennium em épocas distintas da humanidade, com insinuações de que uma verdadeira batalha entre o Bem e o Mal é travada no planeta, e que a conclusão desse confronto é iminente.
O seriado foi suspenso na terceira temporada, por razões nunca muito bem explicadas, mas provavelmente devido aos baixos índices de audiência. Millennium talvez tenha sido o primeiro, ou um dos primeiros seriados mais recentes com produção, histórias, atuações e enredo de altíssima qualidade a serem suspensos devido à exigência cada vez maior por índices de audiência elevadíssimos. Ainda assim, mesmo com o final que não era o projetado pelos produtores, Millennium está entre o que o gênero realizou de melhor na televisão desde então.